Thunder pretendem "matar" já hoje
Oklahoma City Thunder
Estão muito próximos de carimbar a presença nas meias-finais dos playoffs da Conferência Oeste, depois de ter batido a equipa dos Rockets nos três primeiros jogos da série dos quartos-de-final. Ganharam os dois primeiros encontros em Oklahoma City por 91-120 e 102-105, tendo há dois dias ganho por 104-101 no estado do Texas. No jogo 1, há pouca história para contar. Os Thunder tiveram sempre no comando das operações, tendo na segunda parte disparado para uma vantagem por números absurdos, tal como terminou o encontro (91-120). Foram muito melhores em dois factores: a lançar ao cesto (53.0% vs 36.3%) e a defender (9 roubos de bola e 9 bloqueios contra 6 e 1, respectivamente). No jogo 2, os Rockets conseguiram manter-se no jogo até ao final do terceiro período, sendo que no último à entrada chegaram a estar a perder por 15, conseguindo empatar na recta final, até chegaram à liderança mas não conseguiram ganhar. Aqui, os Thunder perderam muitos ressaltos e desceram bastante a percentagem de lançamento (43.5%). No jogo 3, há dois dias, foram a Houston fechar o primeiro período na frente por 39-19 e para o intervalo a ganhar por 17 de diferença. Na segunda parte, quebraram imenso no ataque (principalmente no terceiro quarto), Kevin Durant escondeu-se durante grande parte do jogo e, sem Russel Westbrook, quase que iam perdendo o jogo. Valeu Durant a brilhar na altura certa, com Reggie Jackson a não tremer na hora de "fechar" o jogo na linha de lance-livre. Estava feito o 3-0 com muito suor e estão a apenas uma vitória da qualificação, o que poderá acontecer já esta madrugada.
Grande destaque para a ausência do base Russel Westbrook, grande estrela da equipa ao lado de Kevin Durant. Lesionou-se no jogo 2 e é necessária operação ao menisco, pelo que só regressará aos courts na próxima temporada. Na sua ausência, é Jackson que assume o lugar no cinco inicial, com Derek Fisher também a ganhar mais minutos de jogo.
Houston Rockets
Tal como já referi em cima, perderam nos três primeiros jogos da série contra os Thunder, actuais vice-campeões da NBA, por 91-120, 102-105 e 104-101. Já descrevi acima um "filme" breve de cada uma das três partidas, mas torno a fazê-lo de forma rápida e com maior foco no que a equipa de Houston conseguiu. No jogo 1, tiveram uma pobre percentagem de lançamento que se fixou em 36.3% e não foram capazes de ultrapassar uma excelente exibição dos Thunder no capítulo defensivo. No jogo 2, pareciam ter o jogo perdido na recta inicial do quarto e último período mas foram capazes de fazer uma excelente recuperação, ganharam inclusive a liderança nos últimos momentos mas não conseguiram fechar em beleza o jogo e estava feito o 2-0. No último jogo, o terceiro, os Rockets fizeram uma segunda parte espectacular, depois de saírem para o descanso a perder por 17 pontos de diferença. Conseguiram chegar à liderança com menos de 1:00 para se jogar no último período, mas James Harden não foi capaz de se impôr na altura decisiva, com Carlos Delfino a falhar o triplo que levaria o jogo a prolongamento. Com essa derrota, os Rockets sabem que têm a série praticamente perdida, mas acredito que dêm esta madrugada o tudo por tudo para fazer o 3-1 e dar um presente aos seus adeptos, antes da sua época terminar. Para tal, poderão tentar aproveitar a ausência de Westbrook e terão de saber aniquilar melhor Durant.
Quanto a possíveis ausências para este jogo, é dúvida a participação de Greg Smith, depois de ter perdido o último jogo contra os Thunder. Há também dúvidas sobre a condição física com que Jeremy Lin se apresentará, depois de se ter lesionado no jogo 2 e ter jogado apenas 18 minutos no último encontro.
É necessário perceber (o que nem é difícil) que esta série tem tendência a ter jogos bem mais equilibrados porque Russel Westbrook se lesionou e deixa a equipa de Oklahoma City claramente mais fraca numa das posições mais importantes do basquetebol, a de base. Reggie Jackson é competente, mas nem por isso aproxima o seu nível de jogo da estrela Westbrook, que é um portento de energia, força, garra e talento nesta equipa dos Thunder. É óbvio que a equipa sente a sua falta, a fluidez atacante não é a mesma e ficam muito mais dependentes da inspiração individual de Kevin Durant, o que no último jogo nem correu mal, com o astro a terminar com 41 pontos e 14 ressaltos. Hoje, os Rockets sabem que estão praticamente eliminados e procuram o 3-1 diante dos seus adeptos, até para poderem ganhar um dos jogos de playoff na sua cidade, algo que não acontece há muito tempo. Contudo, esta é uma equipa que está muito dependente do seu tiro exterior e, mesmo tendo executantes de boa qualidade, tal pode não ser suficiente para bater uma equipa como a dos Thunder. A formação de Scott Brooks é uma das melhores da liga, perde logicamente com a ausência de Westbrook mas nem por isso fica fácil de bater. Sabem que se conseguirem fechar a série com um sweep de 4-0 neste jogo têm mais uma semana de descanso e isso pode ser fundamental para defrontar quer sejam os Clippers, quer sejam os Grizzlies nas meias-finais. Contudo com mais uma grande joga de Kevin Durant, sem Westbrook é hora de brilhar ao mais alto nível e provar, uma vez mais, que é capaz de estar entre as maiores estrelas da liga, ao lado de Lebron James ou Kobe Bryant, assumindo os momentos de decisão e brilhando a larga escala. Como já referi, Houston está muito dependente do seu tiro exterior e se os lançamentos começam a não cair (como na primeira parte do último jogo) o caso torna-se bastante problemático. Os Thunder têm soluções no jogo exterior mas também no interior (Ibaka, Perkins e Collinson) e pelos factores que já expus até aqui creio que tenham capacidade para ganhar este jogo, com a linha de handicap a ser batida. Não espero facilidades, pode até ser um jogo rasgadinho até final, mas creio que a maior capacidade da equipa de Oklahoma lhe faça sair com o 4-0 e descansar mais tempo até às meias-finais do Oeste.
Este artigo foi redigido por Hugo Cruz, colaborador do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário