Margem de erro nula
A jornada encerra com este jogo entre o segundo classificado e o quarto, á primeira vista e sem grandes estudos parece-me que podemos assistir a um grande jogo de futebol porque são duas equipas onde predomina o futebol ofensivo. A equipa portista é obrigada a vencer porque caso contrário entrega o título de bandeja ao seu rival de Lisboa e do outro lado os bracarenses em caso de derrota ficam a três pontos da equipa pacense, mas corresponde a 4 pontos porque em caso de igualdade o Paços leva a melhor tendo em conta que venceu as duas partidas entre ambos.
O Porto a meio da semana jogou frente ao Rio Ave na meia-final da Taça da Liga num fraco jogo onde na primeira parte realizou uma exibição a roçar a mediocridade. Essa partida foi realizada a um ritmo muito lento, onde apenas foi desbloqueada após a expulsão de Oblak que resultou ainda no primeiro golo através de uma grande penalidade, tendo depois terminado com um 4-0 a favor dos dragões. Para este jogo Vítor Pereira tem duas baixas no plantel, falo de Mangala e Izmailov ambos por castigo. João Moutinho saiu ao minuto 62 tendo em vista já esta partida frente ao Braga, ele que é um dos principais jogadores do plantel.
Outro ausente mas devido a lesão é Varela mas creio que pouca falta fará tendo em conta a má fase que atravessava em termos exibicionais, sendo Vítor Pereira recompensado com o regresso de Atsu após lesão, ele que poderá ser um "desbloqueador" caso o jogo esteja a necessitar. A jogar em casa esta época ainda não perdeu nenhum jogo, apenas empatou frente ao Olhanense num jogo onde até desperdiçou uma grande penalidade. Tem ainda uma média superior a dois golos marcados por jogo no Dragão, tendo sofrido apenas três golos em casa nas doze partidas efectuadas na Liga. Na primeira volta os dragões venceram por 0-2 em Braga numa altura onde a equipa arsenalista estava muito melhor.
Falando agora no Braga, começo por dizer que muito dificilmente conseguirá ficar em terceiro lugar devido à sua irregularidade. Vem de uma derrota em casa frente ao Sporting por 2-3 e sofreu o terceiro golo num período onde jogava contra dez elementos. Peseiro ou muito me engano ou no fim da época tem guia de marcha para vir embora de Braga, realizou uma temporada muito abaixo das expectativas, mesmo em termos exibicionais, onde neste momento já nem isso a equipa consegue ter qualidade, pois as ultimas vitorias foram conseguidas com muito esforço frente ao Marítimo Gil Vicente e mesmo em Olhao frente ao frágil Olhanense.
Esta equipa em termos defensivos nesta altura deve ser das piores da Liga, defende muito mal e ainda se viu isso na ultima jornada frente ao Sporting. Regressam aos convocados depois de longa ausência a dupla de centrais Haas e Nuno André Coelho, o primeiro não prima pela qualidade e o segundo esteve parado cerca de quatro meses tendo realizado apenas seis jogos esta época, Peseiro já avisou que um deles será titular. Um dos melhores jogadores da equipa está lesionado, falo do avançado Éder que é ainda o melhor marcador da equipa, no lugar dele tem jogado Carlão que apesar de ter marcado na ultima partida frente ao Sporting, nem se compara ao internacional Português e não é por acaso que Peseiro esteve mesmo para prescindir dos seus serviços em Janeiro.
Neste momento a principal ameaça para os adversários do Braga talvez seja Hugo Viana devido ao seu forte remate e ainda o jovem João Pedro que normalmente é suplente mas curiosamente é sempre dos melhores em campo. Há ainda Mossoró que tem muita qualidade mas que raramente tem tido o acompanhamento dos seus colegas. O Braga como visitante venceu cinco dos onze jogos que disputou, tendo sido três deles em terrenos de equipas que lutam pela permanência e as outras duas vitórias foram ainda na primeira volta frente ao Guimarães e Marítimo quando ainda os insulares disputavam a Liga Europa. A partida é decisiva para ambas as formações mas acredito que o factor casa aliado ao facto do Porto ser melhor equipa e ter jogadores que podem resolver a partida de um momento para o outro, o favoritismo cai claramente para a equipa da casa que normalmente "cresce" nos grande jogos.
A última vez que o Braga venceu no recinto portista foi na época 2004/05 e neste jogo acredito que a tradição se mantenha que é o Porto vencer os arsenalistas, mas por outro lado nas ultimas três épocas tem havido sempre muitos golos nos duelos entre ambos, com dois 3-2 e ainda um 5-1 a favor do Porto. Logo acredito num grande jogo e ninguém poderá pensar num resultado que não seja a vitória. Grande jogo em perspectiva.
Este artigo foi redigido por Pedro Ribeiro, colaborador do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário