A um passinho das meias
A equipa inglesa está a fazer uma péssima temporada na Premier League onde ocupa a 13ª posição com 36 pontos e isto para uma equipa que tem um plantel caro e recheado de internacionais é um fracasso. O caso muda de figura quando falamos na Liga Europa onde eliminou duas boas equipas antes de chegar a esta fase, Anzhi e Metallist e ainda não perdeu um único jogo em St.James Park. Na primeira mão em Lisboa começaram por se adiantar na marcador e podiam mesmo ter dilatado a vantagem e nesta altura a eliminatória podia estar bem diferente porque enviaram duas bolas nos ferros, uma quando o resultado estava 0-1 e a outra foi logo no início da segunda parte quando o resultado encontrava-se num empate a uma bola.
A defesa dos magpies está desfalcada para este jogo, Debuchy, Santon e Coloccini estão fora desta partida, há ainda a dúvida em torno de Ben Arfa que é dos melhores jogadores da equipa inglesa. Mesmo que não jogue há gente de qualidade no sector ofensivo, tal como vimos na Luz homens como Marveaux, Obertan, Sissocko e Cissé que marcou o golo da vitória na ultima jornada em casa frente ao Fulham por 1-0 mesmo perto do final da partida. A dupla de meio-campo será formada por Cabaye e Gutierrez, dois homens que atacam mais do que defendem por isso é de esperar uma equipa bastante ofensiva neste jogo, procurando inverter a eliminatória a seu favor. Do outro lado está o Benfica que vem com o plantel na máxima força, não há lesionados e desta forma Jorge Jesus poderá escolher o melhor onze.
A estrelinha da sorte tem acompanhado os encarnados nesta prova, aconteceu frente ao Leverkusen onde os alemães foram superiores nas duas partidas mas a sorte não esteve do lado deles e mais uma vez os postes salvaram Jesus e companhia. Na Luz e como já referi atrás o Benfica levou com duas bolas nos ferros, e o mais curioso é que de seguida marcava sempre. Como é sabido esta equipa em termos ofensivos é muito forte, Jesus poupou Cardozo em Olhão pensando neste jogo, deverá ter a companhia de Rodrigo que joga sempre nas competições europeias. Na minha opinião o ponto fraco dos encarnados são os laterais, tanto Melgarejo como André Almeida fecham mal, não são brilhantes a defender e do outro lado terão dois extremos de qualidade que muitos problemas lhes irão causar.
No entanto, este Benfica está a praticar um futebol de imensa qualidade. São um dos grandes candidatos a vencer esta competição. Matic está num momento de forma fantástico, os centrais Luisão e Garay dão a solidez defensiva que uma grande equipa precisa e na frente já se sabe, é um futebol ofensivo e sempre com velocidade frenética que pode meter qualquer defesa num autentico caos.
Com o apoio frenético dos adeptos ingleses prevejo uma entrada forte por parte da equipa inglesa, terá que tentar assumir as despesas do jogo, caso jogue Ben Arfa a equipa ganha imenso em termos de criatividade, há ainda Cissé na frente que além da pujança física tem alguma rapidez apesar da altura que possui e poderá ser ele a principal dor de cabeça para Garay e Luisão.
Do outro lado, Jorge Jesus já lançou um repto aos jogadores. Fazerem desta época algo inesquecível. O Benfica está numa fase da temporada em que tudo é possível, pois o campeonato está bem encaminhado, a final no Jamor parece garantida e depois tem esta liga Europa e caso o Tottenham ( para mim a única equipa nesta competição capaz de fazer frente aos encarnados, pois não acredito no Chelsea) seja eliminado hoje na Suiça o Benfica ficará tão perto mas tão perto do sonho...
Este artigo foi redigido por Pedro Ribeiro, colaborador do blog
Após ler artigo, fico com a sensação por parte de quem o escreveu que espera ou torce pela eliminação do Benfica. Dizer que o Leverkusen foi superior nos dois jogos frente ao Benfica é de rir. 3-1 no conjunto das duas mãos não deixam dúvidas a ninguém. Dizer que o André Almeida é fraco a defender é outro disparate. Tem-se revelado um excelente jogador, muito equilibrado e constante a nível exibicional. Concordo se dizerem que dá pouca profundidade na hora de atacar. E quanto à estrelinha da sorte, ela não surge do nada, procura-se e trabalha-se com uma única ambição e crença, ganhar. Assim se fazem campeões!
ResponderExcluirQuanto ao jogo acredito que será um jogo bem disputado, com uma velocidade e dinâmica de jogo ao estilo inglês. Creio que ambas as equipas irão marcar e que a vitória pode pender para qualquer lado, não deixando de afirmar com certeza que o Benfica sairá vencedor na eliminatória.
Em relação aos restante adversários, o peso pesado é de longe o Chelsea, com uma riqueza de plantel, cm jogadores de top que podem definir um jogo a qualquer hora.