Vitesse luta pelo titulo
De um lado uma equipa que luta desesperadamente para não descer de divisão, que se encontra neste momento a quatro pontos da salvação e caso perca esta partida o cenário torna-se bastante negro, do outro uma formação que está na luta pelo título Holandês. O Roda vem de quatro jogos sem vencer, falando nas vitórias que tem na Liga conta-se pelos dedos de uma mão porque são apenas cinco, tem ainda onze empates e treze derrotas e é ainda a segunda pior defesa da Liga com 59 golos sofridos, apenas o lanterna vermelha Willem II sofreu mais até agora.
Recentemente empataram em casa 2-2 frente ao PSV mas foi um empate com sabor a vitória e algo injusto porque o PSV falhou umas inúmeras ocasiões de golo para matar o jogo com o 1-3 e com isso o Roda aproveitou para ainda fazer o empate. Nessa partida ficaram evidentes as debilidades defensivas desta equipa que sofreu sete golos nos últimos três jogos que efectuou, dando uma média um pouco superior a dois golos sofridos por jogo. Para piorar o cenário está suspenso o defesa belga Monteyne que é somente um dos melhores elementos do sector defensivo. Na primeira volta o Roda perdeu por 3-0 frente ao Vitesse.
O Vitesse atravessa um excelente momento, na minha opinião pessoal talvez seja a melhor equipa a jogar futebol na Holanda neste momento tendo em conta a diferença de orçamento em comparação com Ajax e PSV. O trajecto desta equipa faz lembrar um pouco o percurso do Paços de Ferreira em Portugal, mas o Vitesse ainda luta pelo título e possui um avançado que não durará muito tempo por estas bandas devido aquilo que joga e marca. Falo claro está de Bony que é o melhor marcador do campeonato com 29 golos marcados em 26 golos, um número claramente assombroso.
Frente a uma defesa tão frágil como é esta do Roda, acredito que o avançado da Costa do Marfim irá fazer o gosto ao pé pelo menos uma vez, ele que marcou nove golos nos últimos oito jogos que efectuou. Há ainda Kakuta que está emprestado pelo Chelsea, trata-se de um extremo veloz e com muita qualidade. Outro jogador a destacar, é o brasileiro Jonathan Reis que leva sete golos na Liga e ainda o extremo colombiano Ibarra que juntamente com Kakuta jogam bem perto de Bony, formando um trio extremamente perigoso para defende. A equipa vem de sete triunfos consecutivos onde em cinco deles venceu por uma diferença de dois golos. O último jogo onde perdeu pontos, foi em casa no empate a duas bolas frente ao PSV. Nas últimas três deslocações conseguiu três vitórias, tendo marcado no total desses três jogos 10 golos, 3-5 frente ao Heracles, 0-4 frente ao Den Haag e ainda no terreno do Twente por 0-1.
A equipa visitante não tem ausentes, está na máxima força, pratica um excelente futebol e vai defrontar uma adversário desesperado e que em casa vai tentar inverter os maus resultados. Espero uma partida um pouco parecida com aquela que o Vitesse venceu por 3-5 no terreno do Heracles, porque o Roda apesar de sofrer muitos golos em casa marca quase sempre. Apesar disso prevejo uma vitória do Vitesse porque é muito melhor equipa, tem melhores individualidades, está extremamente moralizado com o título ainda em vista e poderá aproveitar o facto de nesta jornada o PSV defrontar o Ajax e daí alguém perder pontos ou mesmo as duas equipas.
Este artigo foi redigido por Pedro Ribeiro, colaborador do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário