sábado, 13 de abril de 2013

Campeonato Holandês ao Rubro. Roda vs Vitesse antevisão

Vitesse luta pelo titulo



De um lado uma equipa que luta desesperadamente para não descer de divisão, que se encontra neste momento a quatro pontos da salvação e caso perca esta partida o cenário torna-se bastante negro, do outro uma formação que está na luta pelo título Holandês. O Roda vem de quatro jogos sem vencer, falando nas vitórias que tem na Liga conta-se pelos dedos de uma mão porque são apenas cinco, tem ainda onze empates e treze derrotas e é ainda a segunda pior defesa da Liga com 59 golos sofridos, apenas o lanterna vermelha Willem II sofreu mais até agora. 

Recentemente empataram em casa 2-2 frente ao PSV mas foi um empate com sabor a vitória e algo injusto porque o PSV falhou umas inúmeras ocasiões de golo para matar o jogo com o 1-3 e com isso o Roda aproveitou para ainda fazer o empate. Nessa partida ficaram evidentes as debilidades defensivas desta equipa que sofreu sete golos nos últimos três jogos que efectuou, dando uma média um pouco superior a dois golos sofridos por jogo. Para piorar o cenário está suspenso o defesa belga Monteyne que é somente um dos melhores elementos do sector defensivo. Na primeira volta o Roda perdeu por 3-0 frente ao Vitesse.

 

O Vitesse atravessa um excelente momento, na minha opinião pessoal talvez seja a melhor equipa a jogar futebol na Holanda neste momento tendo em conta a diferença de orçamento em comparação com Ajax e PSV. O trajecto desta equipa faz lembrar um pouco o percurso do Paços de Ferreira em Portugal, mas o Vitesse ainda luta pelo título e possui um avançado que não durará muito tempo por estas bandas devido aquilo que joga e marca. Falo claro está de Bony que é o melhor marcador do campeonato com 29 golos marcados em 26 golos, um número claramente assombroso. 

Frente a uma defesa tão frágil como é esta do Roda, acredito que o avançado da Costa do Marfim irá fazer o gosto ao pé pelo menos uma vez, ele que marcou nove golos nos últimos oito jogos que efectuou. Há ainda Kakuta que está emprestado pelo Chelsea, trata-se de um extremo veloz e com muita qualidade. Outro jogador a destacar, é o brasileiro Jonathan Reis que leva sete golos na Liga e ainda o extremo colombiano Ibarra que juntamente com Kakuta jogam bem perto de Bony, formando um trio extremamente perigoso para defende. A equipa vem de sete triunfos consecutivos onde em cinco deles venceu por uma diferença de dois golos. O último jogo onde perdeu pontos, foi em casa no empate a duas bolas frente ao PSV. Nas últimas três deslocações conseguiu três vitórias, tendo marcado no total desses três jogos 10 golos, 3-5 frente ao Heracles, 0-4 frente ao Den Haag e ainda no terreno do Twente por 0-1.

 


A equipa visitante não tem ausentes, está na máxima força, pratica um excelente futebol e vai defrontar uma adversário desesperado e que em casa vai tentar inverter os maus resultados.  Espero uma partida um pouco parecida com aquela que o Vitesse venceu por 3-5 no terreno do Heracles, porque o Roda apesar de sofrer muitos golos em casa marca quase sempre. Apesar disso prevejo uma vitória do Vitesse porque é muito melhor equipa, tem melhores individualidades, está extremamente moralizado com o título ainda em vista e poderá aproveitar o facto de nesta jornada o PSV defrontar o Ajax e daí alguém perder pontos ou mesmo as duas equipas.

Este artigo foi redigido por Pedro Ribeiro, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário