Pressionar o líder

Os campeões nacionais não se podem dar ao luxo de perder pontos neste jogo, tendo até uma oportunidade de colocar novamente pressão no Benfica tal como aconteceu na jornada anterior. O Porto vem de um triunfo em Moreira de Cónegos por 0-3, uma vitória esclarecedora onde nunca esteve em causa a supremacia dos dragões. Além da vitória ser uma obrigação nesta partida, a equipa terá que tentar voltar ás grandes exibições. O cenário será o ideal visto do outro lado estar uma das piores equipas do campeonato, o Vitória de Setúbal que pratica um futebol muito pobrezinho, muito limitado, exagera na agressividade e frente a uma equipa como a do Porto, ainda para mais jogando em casa prevejo que não acabe a partida com onze elementos. Esta época o Setúbal frente a equipas do topo da tabela, além de ter perdido sofreu quase sempre muitos golos.
Por exemplo frente ao Benfica nos dois jogos, na primeira volta perdeu por 0-5 onde Amoreirinha foi expulso e depois na Luz perderam por 3-0 onde os encarnados rubricaram uma exibição cinzenta mas mesmo assim deu para golear os sadinos. Há mais seis jogos onde sofreu pesadas derrotas, na primeira volta perdeu frente a este Porto por 0-3, perdeu ainda frente ao Estoril por 3-0, em Braga foi despachado por uns 4-1, em Coimbra perdeu por 4-2 e sofreu ainda pesadas derrotas em casa frente ao Rio Ave por 3-5 e mais recentemente por 2-4 frente ao Marítimo.
Na última jornada venceu em casa o Estoril por 1-0 com o golo a ser apontado através de uma grande penalidade, numa partida onde os sadinos foram claramente dominados pelo Estoril que desperdiçou imensas oportunidades de golo. Apesar de vir de um triunfo, foi o único nos últimos seis jogos o que demonstra bem o momento actual deste clube que atravessa imensas dificuldades financeiras, com alguns jogadores a não receberem há mais de dois meses. O melhor jogador dos sadinos é Pedro Santos que na próxima época será jogador do Braga, ele irá ser a única ameaça à baliza de Helton.
Os dragões têm alguns jogadores a regressar à forma ideal, falo de James que já jogou melhor em Moreira de Cónegos, Jackson voltou aos golos e tirou um peso de cima dos ombros. Com Atsu a titular o Porto torna-se mais perigoso, menos previsível porque a posse de bola que os dragões têm na maioria das vezes não fura muralhas defensivas. Moutinho está a cem por cento em termos físicos e isso nota-se no rendimento da equipa como é lógico.
Falando nos laterais do Porto que são dos melhores do nosso campeonato, neste jogo irão ser mais extremos que outra coisa porque a bola vai estar sempre na posse do Porto e assim tornam a vida mais difícil para os laterais do Setúbal. O meio-campo sadino apesar de ser agressivo não consegue recuperar bolas muito facilmente e frente a um Porto que irá com tudo a tarefa de tentar sair com pontos do Dragão irá ser um objectivo quase impossível de atingir. Acima de tudo acredito que o jogo se desenrole de uma forma natural com o Porto a vencer com bastante facilidade, acabando mesmo por golear esta equipa sadina que na minha opinião é das piores da Liga.
Este artigo foi redigido por Pedro Ribeiro, colaborador do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário