Jogo de Europa na Choupana
As duas equipas lutam por um lugar que dá acesso ás competições europeias, mas o Vitória deu um passo gigante em direcção a essa qualificação directa ao ter vencido em Belém por 0-2 na primeira mão da meia-final, um pouco à semelhança daquilo que já tinha feito o Benfica em Paços de Ferreira, dai as duas equipas estarem com um pé e meio no Jamor e com isso a equipa vitoriana garante o acesso directo à Liga Europa mesmo que perca a final porque o Benfica vai certamente ficar nos 2 primeiros lugares da Liga.
Ao invés do Nacional que vê neste jogo uma excelente oportunidade de se aproximar dos lugares de cima, em caso de triunfo ultrapassa o Vitoria porque neste momento está apenas a dois pontos atrás da equipa de Rui Vitória. Falando em Rui Vitória, este técnico tem feito milagres à frente desta equipa, além de alguma sorte que tem tido( no entanto diz-se que a sorte procura-se), o mérito é muito grande porque o plantel tem muitas limitações.
A principal estrela da companhia é o guarda-redes Douglas que neste momento deve ser dos melhores da Liga Zon Sagres. As outras duas estrelas da equipa são Soudani e Ricardo que andava um pouco apagado e no ultimo jogo em Belém voltou aparecer tendo bisado na partida. O argelino Soudani regressa aos titulares depois de ter estado ao serviço da sua selecção. A única baixa por lesão na equipa do Vitoria são Addy e Marco Matias que ficou de fora por opção.
Esta equipa do Vitoria permite ao adversário varias ocasiões de golo, ainda na ultima partida em Belém foi incrível a forma como o Belenenses não conseguiu marcar. A forma como defende não é a ideal, não pressiona muito, deixa os seus adversários jogar a seu belo prazer e frente a um Nacional que em casa costuma realizar boas exibições, acredito que vá sentir algumas dificuldades no sector mais recuado. Por outro lado com o regresso de Soudani ao onze a equipa vitoriana ganha maior poder de fogo, juntamente com Baldé e Ricardo formam um trio interessante que certamente irão fazer golos na Madeira até porque a equipa de Manuel Machado sofre quase sempre
Do lado do Nacional há o castigo de Moreno que o impede de jogar neste jogo, Skolnik, Rondon e Diego Barcellos estão fora devido a lesão. Mas Mateus irá jogar de inicio, ele que é o melhor marcador da equipa com seis golos e também o melhor jogador desta equipa no meu ponto de ver. As duas equipas têm 38 golos sofridos, são ambas a quinta pior defesa do campeonato e por outro lado o Nacional marcou até agora 34 golos sendo o sexto melhor ataque da Liga.
A equipa madeirense vem de seis jogos sem perder, e existe uma curiosidade que é o facto de ter marcado e sofrido nos últimos sete jogos que efectuou. Efectuou onze jogos na Choupana, ficou em branco apenas na derrota frente ao Gil Vicente ainda no mês de Outubro e apenas frente ao Estoril na vitoria por 1-0 no mês de Novembro não sofreu golos em casa. Desses onze jogos caseiros, em sete deles houve mais de dois golos. Por outro lado o Vitória nos últimos seis jogos que efectuou, apenas na derrota em casa frente ao Benfica não marcou qualquer golo.
Olhando para as estatísticas, espero um jogo com muitas ocasiões de golo, com muita intensidade devido aos intervenientes, de um lado Mateus, Claudemir e Candeias, do outro lado ha Ricardo, Soudani e Tiago Rodrigues, tudo gente de qualidade que podem vir a proporcionar um belo espectáculo. Se por um lado o Guimarães com a vitória frente ao Belenenses a meio da semana garantiu praticamente a Europa via taça de Portugal, o Nacional precisa de ganhar para ficar apenas dois pontos do seu eterno rival o Marítimo.
Este artigo foi redigido por Pedro Ribeiro, colaborador do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário