domingo, 10 de março de 2013

Rescaldo de 22º Jornada da Liga zon Sagres

Jornada de empatas


Amanha fecha-se a 22º jornada da liga Zon Sagres com o duelo de vitórias, o de Setúbal e o de Guimarães, onde ambos podem perfeitamente sonhar com Objectivos Europeus. O grande vencedor da jornada por agora é o Sporting de Braga que regressou aos lugares de acesso à Liga dos Campeões. Esta jornada também fica marcada pela coincidência de quatro jogos terem acabado com o resultado de 1-1.

A jornada começou na sexta feira, com o F.C.Porto a vencer sem grande dificuldade umas das sensações do campeonato, o Estoril. Ainda sem João Moutinho e Mangala, mas com quinze minutos de bom futebol onde marcou os dois golos que garantiram o triunfo e a liderança provisoria, deu para fazer o mais importante que foi descansar peças chaves para o desafio de terça-feira para a segunda mão da Liga dos Campeões frente ao Málaga. 

O Benfica, regressou hoje à liderança do campeonato, ao vencer a frágil equipa do Gil Vicente por 5-0. Neste momento o Benfica parece-me a equipa com mais argumentos para ser o futuro campeão da Liga, pois possui um plantel mais equilibrado, com mais soluções e também com mais qualidade, comparadamente ao plantel azul e branco. Como já foi dito anteriormente, o Sporting de Braga com a vitória por 2-0 frente ao Marítimo subiu ao terceiro lugar beneficiando do empate do Paços de ferreira na recepção ao Beira Mar, onde Costinha conquistou o primeiro ponto como treinador de futebol. 


Um dos derrotados da jornada acabou por ser novamente o Sporting, que acabou por não aproveitar as escorregadelas dos seus adversários, principalmente o Marítimo ( 5 classificado) e não foi além de um empate em Coimbra. Numa primeira parte muita fraca da equipa Leonina, esta só apareceu nos últimos trinta minutos, beneficiando da entrada de André Martins para a saída de Adrien ( ainda não percebi muito bem o motivo de este ainda continuar a jogar regularmente, pois a sua produtividade evidenciada ao serviço do Sporting tem sido nula). O Sporting continua a seis pontos do quinto classificado mas temos de relembrar que ainda tem saídas complicadas para efectuar, principalmente a Braga e à Luz.

Na luta pela permanência quatro equipas parece que vão lutar até às ultimas jornadas pela permanência na liga. Beira Mar, Moreirense, Olhanense e Gil Vicente são essas equipas. A equipa de Moreira de Cônegos  com a entrada de Augusto Inácio tem vindo a fazer uma recuperação notável.  Olhando para a equipa de Aveiro, Costinha tem matéria prima mais do que suficiente para tirar o Beira Mar da zona de descida. Se fosse a dar um palpite, acredito que Olhanense e Gil Vicente são as duas equipas que terão mais dificuldades em assegurar o lugar no principal escalão do futebol Português.

  
Na luta pela Europa tudo é possível. Desde o 5º ao 11º classificado tudo é possível, sendo que o jogo de amanha, tem uma importância que considero vital, pois em caso de vitória a Equipa de Guimarães fica com os mesmos pontos do Marítimo e atira o Setúbal para fora da luta dos cinco primeiros lugares (no entanto à que realçar que esse nunca foi o objectivo da equipa de José Mota, mas sim a permanência que está praticamente assegurada).


2 comentários: