Isto sim é lealdade
Existem jogadores que ficam para a história do futebol pelo seu talento e pelos títulos conquistados em diversos clubes. Poucos são aqueles que ficam para a história,não pelo seu talento, mas sobretudo pela lealdade que mostrou ao clube durante vinte anos. E fez precisamente ontem vinte anos que um um miúdo de 16 anos chamado Francesco Totti se estreava com a camisola da Roma.
Quem não se lembra de ouvir os nossos Pais ou avós afirmarem que antes o futebol é que era, porque antes havia o "amor à camisola". Existem actualmente casos raros, em Itália destaco três, Maldini, Buffon e Totti. Mas Totti para mim é especial, enquanto Maldini e Buffon estiveram em clubes onde o titulo era uma obrigatoriedade durante a época, a Roma nunca foi a principal favorita a ganhar o "scudetto"
Ao longo de vinte anos ao serviço da Roma, foi uma vez campeão italiano, em 2001, o único título dos romanos desde 1983, conquistando ainda duas Taças de Itália (2007 e 2008). Pela selecção italiana cumpriu 58 internacionalizações (nove golos), com um título mundial (2006) pelo meio, mas, desde essa final em Berlim com a França, que Totti não voltou a vestir a camisola azul.
Hoje em dia, nada disto existe. Casos de ingratidão são dezenas deles. Os Portugueses têm fama disso. No ano de 2000, o capitão da altura Luís Figo, trocava a camisola do Barcelona pelo do seu eterno rival, o Real Madrid. Traição essa que nunca irá ser perdoada. Em Portugal também existem esses casos. O mais flagrante foi sem duvida o caso de João Moutinho. Formado no Sporting, aos 18 anos era capitão da equipa profissional e passados uns anos pressiona o Sporting para sair para o rival F.C.Porto. Quando dizem que João Moutinho é um grande profissional não me revejo minimamente nessas palavras, afinal o que era Moutinho hoje em dia se não fosse o Sporting?
São inúmeros os casos por esse Mundo fora, logo para mim Totti irá ser sempre lembrado como um jogador especial e um dos melhores de todos os tempos. Recentemente afirmou numa entrevista que melhor que ele só Messi. Ele sabe bem que não é verdade, pois a idade não perdoa, mas foi apenas para reforçar que este ainda está vivo e com 36 anos ainda tem muito futebol para espalhar por esses relvados fora.
Como rapaz jovem que sou, adorava ter visto o futebol há uns vinte ou trinta anos atrás, para ver o que realmente era o chamado "amor à camisola". Hoje nada disso acontece, o dinheiro tomou conta do futebol e existem jogadores acabar carreiras em Chinas, Arábias etc. Não me revejo nisto e se desse para fazer uma musica para o futebol de hoje em dia, escolhia sem duvida a de António Mourão " O tempo volta para trás".
P.S - Ao longo deste artigo falei de um jogador de seu nome Buffon e vem-me à cabeça o ano em que a Juventus foi condenada à descida de divisão por manipulação de resultados. Inúmeros jogadores, senão os mais importantes da altura abandonaram o barco. Buffon mostrou lealdade e acompanhou a sua equipa a serie B. Mas afinal não é nos momentos difíceis que se vêem os grandes amigos?
Este artigo foi redigido por Tiago Rodrigues, administrador do blog
O Toti é um banana!
ResponderExcluirO TOTI joga onde? não conheço..
ResponderExcluirBem estruturado... Mas penso que para alem do Buffon o Del Piero também ficou... Mas sim claramente são muito poucos os casos de que o Amor à Camisola prevalece face aos €€€€... É o mundo futebolístico que estamos a construir e depois vemos casos internos como o do Olhanense que não existe dinheiro para pagar a jogadores e temos uma FPF que pouco ou nada faz para contrariar tal situação gravíssima, mais ainda, quer é só os seus cofres cheios para depois se congratular com esbanjamentos de rios de dinheiro em fases finais de Mundiais/Europeus... Quando poderia adoptar medidas internas seguindo exemplos da Alemanha e certos países na obrigatoriedade de jogadores nacionais em convocatórias e no 11 inicial... Mas não somos um país futebolística-mente rico mais pobre das redondezas... Passamos imagem de grandes quando não passamos de Recém-Nascidos...
ResponderExcluirÉ o futebol que temos Sandro. Ficarmos fora de uma fase final do Mundial ou Europeu só nos ia fazer bem a ver se abríamos os olhos.
ResponderExcluirSim concordo plenamente que seria essa uma das soluções... Mas por outro lado era muito mau para Ronaldo falhar uma fase final quando está no melhor pico de rendimento da carreira.
ResponderExcluir