segunda-feira, 11 de março de 2013

Antevisão Barcelona VS Milan

Remontada precisa-se



Ninguém esperava que o Barcelona chegasse a esta segunda mão com uma desvantagem de dois golos, mas a equipa catalã pagou caro a forma como jogou, ou melhor, não jogou em San Siro, numa partida onde o Milan limitou-se a aproveitar os erros da equipa do Barcelona e também do arbitro no lance do primeiro golo. O jogo em Itália foi fraco em termos de espectáculo, pois o Barça jogou a um ritmo bastante lento onde a equipa milanesa agradeceu e marcou dois golos sem ter feito muito por isso.

No ultimo fim de semana as duas equipas adoptaram estratégias um pouco diferentes, enquanto que os catalães preferiram poupar sete jogadores titulares, do outro lado Allegri e sem se entender muito bem porquê não poupou quase ninguém, apenas Ambrosini, Boateng e Abate ficaram de fora e fez ainda uma coisa impensável que foi colocar Balotelli no banco quando este não pode jogar em Camp Nou,  mas no entanto foi obrigado a colocá-lo bem cedo devido a lesão de Pazzini, ficando assim sem poder contar com dois avançados importantes. Valdés, Alba, Busquets, Xavi, Iniesta, Pedro e Messi ficaram no banco e apenas Busquets, Iniesta e Messi entraram no decorrer do jogo mas não jogaram mais de trinta minutos. 

A equipa culé passa por uma crise de confiança. A ausência de Tito( infelizmente por motivos extra-futebol) não explica tudo. Parece que os jogadores não se sentem imbatíveis como o demonstravam noutros tempos e uma coisa imaginável de se ver neste Barça, é a bola parecer queimar a alguns jogadores, cenário impensável há umas semanas atrás  A equipa milanesa vem de uma sequência de bons resultados. Alguns desses jogos, no entanto não eram muito exigentes e tirando a partida de San Siro com o Barcelona, o Milan não consegue vencer um grande italiano já algum tempo, tendo empatado no derby milanês 1-1, foi eliminado da taça de Itália pela Juventus e há ainda a derrota em Roma por 4-2. 



Na época passada nos oitavos de final, o Milan venceu em casa o Arsenal por 4-0 e depois passou um mau bocado em Londres tendo perdido por 3-0, mas os golos todos foram apontados na primeira parte e apenas por milagre a equipa italiana não foi eliminada. Depois nos quartos de final defrontou este mesmo Barcelona e perdeu 3-1 em Camp Nou, um resultado que acontecendo hoje lhe dá o apuramento.  No lugar de Pazzini o técnico italiano irá colocar Ambrosini e assim fica com um quarteto de médios com Flamini, Muntari e Montolivo. Na frente acredito que Boateng jogue atrás de El Shaarawy.

O Milan em termos ofensivos está debilitado, devido ás ausências de Balotelli e Pazzini e mesmo com a quantidade de golos sofridos pelo Barcelona nos últimos jogos, não creio que sofra golos neste jogo até porque a equipa estará com os níveis de concentração nos píncaros e com isso reduz a possibilidade de aparecer erros defensivos. Dani Alves no ultimo fim de semana frente ao Corunha realizou uma grande partida, foi o melhor em campo e será mais uma arma para tentar desbloquear a muralha rossonera, onde terá de certeza Muntari a tentar tapar todos os caminhos em direcção á baliza milanesa.

Já sabemos quem vai ter a bola e quem vai apenas defender, o segredo estará na eficácia que a equipa do Barcelona terá de ter e com jogadores da qualidade de Messi e Iniesta que atravessa um grande momento tudo é possível. 




Tudo bem que a vantagem seja confortável para o Milan e que o Barça atravessa uma crise de confiança, mas estamos a falar da melhor equipa de todos os tempos na minha opinião e de muitos especialistas do futebol e por isso é sempre complicado prever aquilo que se vai passar durante os 90 minutos. No meu entender os primeiros 20/30 minutos serão extremamente importantes, mas caso a equipa culé consiga marcar nesse período e vá para o intervalo em vantagem, aí sim, acredito que se possa qualificar porque os níveis de confiança podem voltar e esta equipa estando confiante não acredito sinceramente que este Milan tenha argumentos para se bater com o Barcelona, pois na minha opinião, a diferença de qualidade entre as duas equipas é enorme, mas devido ao mau momento do Barcelona a equipa milanesa poderá complicar e muito a tarefa dos catalães conseguirem o apuramento para os quartos de final.  







Tendo em conta que o jogo se realiza em Camp Nou onde a equipa costuma "crescer" e apenas perdeu frente ao Real Madrid na segunda mão da Copa do Rey e do outro lado terá um adversário que vem apenas para defender o resultado e que se encontra fragilizado no ataque, acredito que o Barcelona tem qualidade suficiente para virar a eliminatória e dar uma alegria aos seus adeptos que irão encher por completo o estádio, a pedido da direção e mais recentemente de Piqué que veio a publico falar sobre o jogo e espera que o publico tenha uma importância extra na partida, onde diz para estes acreditarem na equipa e apoiá-la até ao fim. 

P.S- Quero relembrar, que o primeiro golo do Milan em Itália é irregular devido a uma bola que bate no braço de Zapata e por isso amanhã, estou curioso para saber se o arbitro pode ter uma certa tendência para compensar os catalães que na época passada tiveram dois penalties bem assinalados a favor contra o Milan na vitoria por 3-1.

Este texto foi redigido por Pedro Ribeiro, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário