quarta-feira, 27 de março de 2013

O que esperar da nossa selecção?

O que esperar da nossa selecção?



Uma pergunta que todos nós já colocámos a nós próprios. Afinal estamos tão bem cotados no ranking da FIFA, temos um dos melhores jogadores do mundo, temos jogadores que jogam nos melhores campeonatos da Europa mas andamos sempre com o “credo na boca”. Os Nossos resultados são duvidosos. As nossas exibições ficam sempre aquém das expectativas. Afinal qual será o nosso problema?

Vamos recuar no tempo. A selecção, depois da grande Geração de Ouro, tem vindo a sofrer um processo de renovação que tarda a ficar concluído. Principalmente desde o Euro 2000 que tivemos sempre uma selecção equilibrada em todos os sectores, sendo o nosso eterno handicap o lugar de lateral esquerdo. Lembro-me de termos o Rui Jorge e depois o Nuno Valente mas nunca houve alternativa a estes dois, enquanto que para as outras posições havia sempre mais soluções. Hoje em dia temos Coentrão, Duda, Eliseu e Antunes. Aí estamos bem servidos.


Actualmente o caso é bem pior. Se em certas posições as mudanças foram fáceis, outras nunca foram colmatadas. O Guarda-Redes sempre foi um ponto forte e temos em Rui Patrício uma solução para muitos anos. Na minha opinião, nunca mais tivemos um trinco que fizesse esquecer Costinha. Miguel Veloso está a anos luz dele. No centro da defesa nunca mais tivemos nenhum central ao nível de Ricardo Carvalho, Jorge Costa ou Fernando Couto. Pepe e Bruno Alves são excelentes jogadores porém continuo a achar que não funcionam juntos. Há muitas falhas ali! Voltando ao meio campo, hoje temos João Moutinho, sem dúvida um excelente jogador, mas não temos ninguém que faça “esquecer” Rui Costa ou Deco. 


As alas estão muito bem entregues a Nani e Ronaldo, fazendo as vezes de Figo e Simão mas depois, no centro do ataque, voltamos ao nosso eterno e crónico problema, o ponta de lança.
Desde que Pauleta arrumou as chuteiras que ficámos completamente órfãos no ataque. Não temos de facto ninguém ao nível dele nem perto disso! Paulo Bento continua a apostar em Postiga, um mal amado que a meu ver, é acima de tudo incompreendido. Postiga não é ponta de lança de jogar sozinho no ataque, tem que jogar com outro ao lado dele. Faz-me lembrar Nuno Gomes, outro mal amado. Depois temos Hugo Almeida como segunda opção mas que nunca foi o “matador” que tanto precisamos. Já experimentamos Makukula, Edinho, Eder, Nelson Oliveira e inclusive naturalizamos o Liedson. Nenhum deles se mostrou à altura. Não estará na hora de mudar nossa forma de jogar?


Atribuímos culpas a Queiroz. Enquanto não o substituíram a culpa era toda dele. Contratámos Paulo Bento, as coisas funcionaram bem nos primeiros jogos mas afinal de contas está tudo a voltar ao mesmo. Qual a solução então? Voltamos aos tempos em que jogávamos sem ponta de lança e tínhamos Sá Pinto e João Pinto soltos no ataque? Devíamos começar a adoptar um sistema de jogo idêntico ao da Espanha, que joga sem ponta de lança, e quem sabe resolvíamos o problema?!
Alguém arrisca uma solução?

Este artigo foi redigido por Nuno Teixeira, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário