terça-feira, 5 de março de 2013

Antevisão Dortmund vs shaktar

Ucranianos em maus lençóis 





Depois do empate a duas bolas na Ucrânia, o Borussia vem para a segunda mão como claro favorito a passar aos quartos de final, mas terá pela frente uma equipa experiente e recheada de grandes jogadores e que poderão fazer uma gracinha em solo germânico. Na fase de grupos o Borussia venceu todos os jogos no seu estádio e estava incluído num grupo complicado onde residiam Ajax, Real Madrid e Manchester City. Do outro lado os ucranianos registaram fora de casa os três resultados possíveis  tendo empatado em Itália 1-1 frente á Juventus, perdeu 3-2 em Londres frente ao Chelsea e depois goleou na Dinamarca o bombo do grupo por 2-5. As duas equipas praticam um futebol parecido, talvez o futebol dos alemães tenha mais velocidade no ultimo terço do terreno e padecem ambas do mesmo problema que são os erros defensivos.

A equipa alemã já nada pode vencer esta época a não ser esta Liga dos Campeões, logo por isso  este jogo será o mais importante da temporada mas enganou-se quem pensou que o treinador ia fazer muitas alterações na jornada passada onde venceram o Hannover por 3-1, apenas Gotze e o polaco Piszczek descansaram, mas o primeiro entrou aos 64 minutos. Apesar de todo o poderio ofensivo do Dortmund, a equipa tem alguns lapsos em termos defensivos e os números falam por si e em alguns jogos durante esta época foram penalizados devido a isso mesmo. 

Nas últimas seis partidas em casa do Borussia houve sempre mais de dois golos, e em deles deles houve quatro golos no minimo. Nesses seis jogos caseiros marcou dezoito golos dando uma média de três golos marcados por partida. 



Nos últimos dois meses o Shaktar apenas efectuou dois jogos oficiais, um deles na primeira mão frente ao Borussia e na passada sexta-feira em casa venceu o Volyn por 4-1. Pessoalmente aprecio esta equipa, defensivamente tem dois laterais ofensivos, atacam melhor do que defendem e estão "mecanizados" para jogar na Liga Ucraniana onde o Shaktar tem quase sempre a bola em seu poder e assim jogam a seu belo prazer e acima de tudo têm poucas tarefas defensivas em relação aquelas que a Champions exige. 

Neste jogo vão apanhar pela frente dois extremos velozes, o polaco Blaszczykowski que é o 3º melhor marcador do plantel e ainda Gotze que vem logo atrás na questão dos golos marcados da equipa. Esta dupla além dos golos que marcam, são ainda uma dor de cabeça para quem os enfrenta devido á sua velocidade e dinâmica que impõe no jogo. O ponto mais forte da equipa ucraniana é o ataque, nomes como Taison, Alex Teixeira, Mkhitaryan e Luiz Adriano são um tormento para qualquer defesa e o sector defensivo alemão não será diferente, porque ainda para mais há uma dúvida no centro da defesa do Dortmund, Hummels ainda não sabe se pode jogar e é uma peça chave na defesa alemã.



Os ucranianos apesar de ter menos ritmo competitivo, demonstraram na primeira mão e no ultimo fim de semana na Liga que estão em boa forma e poderão neste jogo criar imensos problemas ao Dortmund. Acima de tudo acredito que as duas equipas marquem neste jogo, pois são equipas vocacionadas para o futebol ofensivo. Será bom avaliar a condição física das duas equipas sendo que o campeonato alemão já vai no ultimo terço, enquanto na Ucrânia reiniciou na passada sexta feira devido a uma paragem já habitual naquele pais devido aos fortes nevões. 

Este texto foi redigido por Pedro Ribeiro, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário