Objectivos distintos
A jornada começa com este jogo entre duas equipas que lutam por objectivos bem diferentes, um Paços que sonha com a Champions, algo que ao inicio da época era impensável. Este trajecto só foi conseguido devido a alguns factores: o treinador Paulo Fonseca, depois o espírito de grupo é fenomenal e faz com que as coisas corram bem. A questão das lesões é importante também porque foram poucas ao longo da época, o plantel não é vasto, há um onze base que é bom e depois 2/3 jogadores que vão entrando e fazem bem o papel que o treinador lhes pede, casos de Manuel José que até bisou na última partida em Olhão na vitória por 1-2, Caetano que muitas vezes é utilizado e tem sido importante também.
Mas os principais jogadores desta equipa são na minha opinião o central Ricardo que no sector defensivo é a verdadeira voz de comando, no meio-campo que é o sector mais forte da equipa existe um trio de jogadores muito interessantes, um deles vai ser jogador do Braga na próxima época, Luiz Carlos e ainda Vítor que imprimem uma dinâmica muito grande que faz desta equipa uma das melhores a jogar futebol em Portugal..
Outro jogador fundamental no esquema de Fonseca é o peruano Hurtado que é o principal desequilibrador no último terço do terreno, na minha opinião tinha qualidade para mais e não deve durar muito tempo em Paços de Ferreira. As únicas derrotas na Liga foram frente à dupla que luta pelo título que são Porto e Benfica, o que vem demonstrar realmente a excelente época que tem vindo a realizar. Em casa apenas perdeu frente ao Benfica, na Liga e para a Taça de Portugal..
Recentemente empatou duas partidas em casa frente ao Nacional e Beira-Mar, mas mesmo nesses dois jogos praticou um bom futebol e criou imensas oportunidades de golo. Esta época já defrontou duas vezes os Gilistas e venceu ambas as partidas, em Barcelos por 0-1 numa verdadeira lição de bom futebol e ainda na Mata Real por 2-1 a contar para a Taça de Portugal. A equipa está na máxima força, há a duvida se Hurtado irá ou não jogar de início devido ao desgaste da viagem visto que esteve ao serviço da sua selecção.
O Gil Vicente está neste momento a lutar para não descer, vem de seis jogos sem vencer onde perdeu cinco e empatou um frente ao Moreirense a zero. Vem de três derrotas consecutivas frente a Nacional por 1-2 em casa, depois visitou a Luz e perdeu por 5-0 e na ultima jornada perdeu em casa frente ao Braga por 1-3 numa partida onde demonstrou mais uma vez que é um desastre a defender. Os números falam por si. e até ao momento, sofreram 41 golos o que faz dos Gilistas a terceira pior defesa da competição, apenas Beira-Mar e Setúbal sofreram mais.
Esta época já perdeu algumas vezes por números expressivos, na Luz e no Dragão perdeu por 5-0, nos dois jogos frente ao Braga perdeu ambos por 3-1, mesmo frente ao Sporting perdeu ambas as partidas por 2-1 e 2-3, não foram goleadas mas sofreu cinco golos em dois jogos de um dos piores ataques da Liga. Já tinha perdido por 0-3 em casa frente ao Benfica e sofreu ainda três golos do Moreirense na vitoria por 4-3 em Barcelos. A culpa não é apenas do sector defensivo mas sim da forma como a equipa defende, um meio-campo muito macio na forma como pressiona o adversário, tem jogadores tecnicamente evoluídos tendo em conta a qualidade da equipa no geral mas que ajudam pouco no processo defensivo..
Paulo Alves por muito que venha dizer em publico que vai fazer tudo para vencer e que espera inverter a situação, a verdade é que o cenário não é muito agradável. Para este jogo ainda não pode contar com um dos melhores centrais da equipa que é Pecks, a dupla de centrais será Cláudio e Hallison e do lado direito da defesa vai faltar Paulo Jorge. O melhor jogador da equipa é o avançado Hugo Vieira que em oito jogos com a camisola Gilista marcou cinco golos sendo ele a principal ameaça para a baliza pacense. Frente ao Braga vimos mais uma vez uma equipa do Gil permissiva em termos defensivos mas a praticar um futebol agradável principalmente na primeira parte, o problema era mesmo quando os Arsenalistas passavam do meio-campo, aí o perigo era constante para a baliza de Adriano, num jogo onde o Braga nem realizou uma boa exibição.
A partida tal como diz Paulo Alves é extremamente importante para o Gil, que precisa de pontos urgentemente para fugir dos lugares aflitivos. Por isso a equipa não pode adoptar uma postura passiva, esperando pelo Paços e tentando ir de vez em quando à baliza pacense. O Paços com a Europa praticamente garantida, tem de ser realista e afirmar que a Champions neste momento é um objectivo realista. Para isto terão de jogar este jogo como uma autentica final. Será um jogo interessante de seguir entre duas equipas que procuram a vitória.
Este texto foi redigido por Pedro Ribeiro, colaborador do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário