sexta-feira, 15 de março de 2013

Antevisão Gil Vicente vs Braga

Objectivos diferentes



A jornada 23 começa com este derby minhoto entre uma equipa que luta para não descer, enquanto que a outra tenta segurar o 3º posto que lhe garanta um lugar na pré-eliminatória da Champions League. O Gil Vicente é das piores defesas do campeonato com 38 golos sofridos, tem apenas mais dois pontos que a linha de água e vem de uma goleada pesada sofrida na Luz. Há cinco jogos que não vence, a ultima vitoria foi em casa frente ao Marítimo por 4-2, aliás, nos últimos três jogos em casa houve sempre muitos golos. Além desse triunfo sobre os madeirenses, perdeu ainda frente ao Nacional por 1-2 e ainda frente ao Sporting por 2-3. A equipa gilista não joga tão mal assim, mas defensivamente é um autêntico desastre e há um factor que por vezes a prejudica: o facto de tentar jogar sempre de peito feito seja quem for o adversário. Note-se que na Luz não assistimos a um Gil muito defensivo e já na derrota por 5-0 no Dragão a equipa não estava completamente recuada.

A ausência da dupla de centrais Cláudio/Hallison ainda piora a situação. No lugar de Claudio irá jogar Paulo Arantes que tem apenas 400 minutos esta época, em vez de Hallison será Sandro o substituto. O quarteto defensivo deve ser dos piores desta Liga e depois o meio-campo que não tem um verdadeiro tampão, André Cunha, João Vilela e Luis Manuel são muito parecidos.
Se a equipa ganha em termos de bom futebol e posse, perde intensidade na recuperação de bola e com a isso a defesa fica desprotegida. Não será por acaso que é das piores defesas da prova.
Por outro lado regressam aos convocados Paulo Jorge, César Peixoto e o avançado chileno Rodriguez, o que faz com que Paulo Alves ganhe mais soluções em termos ofensivos para juntar ao melhor jogador da equipa - Hugo Vieira - que está emprestado pelo Benfica.

Paulo Alves, treinador do Gil Vicente:
"Precisamos rapidamente de uma vitória e, se ela acontecesse já na sexta-feira, seria bom, até em termos de confiança para a ponta final do campeonato."

"Para isso, vamos ter que colocar muita seriedade e rigor no jogo e mais agressividade do que aquela que temos tido em alguns jogos, nomeadamente no último", referiu o técnico barcelense, salientando ainda: "Respeitamos o adversário, que possui bons jogadores e tem uma boa equipa, que luta todos os anos por um lugar na Liga dos Campeões, mas vamos fazer tudo para vencer"



As duas equipas parece que combinaram jogar sem centrais titulares pois o Braga não tem nenhum  disponível e Custodio que podia ser adaptado a essa posição está castigado. Assim, Peseiro irá colocar Elderson no centro da defesa mas ainda não tem certezas sobre a recuperação de Salino que também está em dúvida para esta partida. Já não chegavam as lesões de Haas, Nuno André Coelho, Douglao agora foi Paulo Vinicius a lesionar-se no último jogo em casa frente ao Marítimo..
A equipa arsenalista vem em clara recuperação, vem de cinco jogos sem perder, um deles frente ao Benfica na Taça da Liga. Para a Liga vem de três vitorias consecutivas, mas fora de casa venceu apenas uma das ultimas cinco deslocações que efectuou: em Olhão por 0-1 frente a um Olhanense muito fraco e sem soluções no plantel.
Os jogos fora de casa desta equipa ficam quase sempre marcados pela quantidade de golos, tendo empatado recentemente em Aveiro 3-3 e perdeu ainda na Madeira por 3-2.

Ruben Micael deve regressar aos convocados ficando assim Peseiro com mais um elemento que é extremamente importante em termos ofensivos dado os golos que marca. Eder continuará ausente devido a lesão;  Zé Luis pode regressar à titularidade num estádio que bem conhece pois lá jogou na época passada sob empréstimo.
 Na primeira volta da Liga houve alguns desacatos entre os jogadores das duas equipas, mais concretamente entre Hugo Viana e Cásar Peixoto, num jogo em que a vitória sorriu ao Braga por 1-3. Na época passada jogaram na Taça da Liga em Barcelos e registou-se um empate a duas bolas. Para a Liga o Braga venceu por 0-3 com 3 golos de Lima. Nesta partida, além da rivalidade que existe devido à pouca distância que separa as duas cidades, há esse pormenor que referi acerca da primeira volta e certamente os jogadores gilistas não estarão esquecidos do gozo que Hugo Viana lhes deu no final dessa partida.

Peseiro, treinador do Braga
"Quero que se jogue com o mesmo envolvimento emocional dos últimos jogos. Vencemos. Não estamos com receio. Queremos continuar o caminho que perspetivamos há pouco tempo em que todos os jogos são uma final”, atirou o treinador, sem levantar o véu sobre as opções que terá para amanhã: “Ainda não sei se o Paulo Vinícius pode jogar e já escolhi quem fará o lugar dele caso não recupere.”



Gil Vicente: Adriano, Sandro, Paulo Arantes, Vitor Vinha, Luis Martins, João Vilela, André Cunha, Luis Manuel, Luis Carlos, Hugo Vieira e Brito

Braga: Quim, Baiano, Santos, Elderson, Salino, Mauro, Hugo Viana, Mossoró, Alan, Helder Barbosa e Zé Luis

Assim, espero um jogo intenso e equilibrado. Ambas as equipas estão desfalcadas no sector defensivo, se o Gil Vicente já defende mal então sem os centrais titulares a equipa pode mesmo descambar... Por outro lado, o Braga não defende muito bem, neste jogo as adaptações podem correr mal e a equipa gilista já demonstrou frente ao Marítimo e Sporting que consegue fazer golos e tem no plantel gente capaz de fazer mossa na frágil defesa arsenalista.
Uma aspecto importante será o estado do tempo: não está prevista chuva e por isso o relvado estará nas melhores condições. Acredito que seja um jogo aberto devido às características das duas equipas e acima de tudo que hajam golos nas duas balizas, portanto não me arrisco a prever um vencedor neste jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário