segunda-feira, 20 de maio de 2013

O Resumo da liga 2012/2013

O Tri de Vítor Pereira



As cortinas da liga Portuguesa de futebol fecharam-se e o F.C.Porto conquistou o Tricampeonato. Depois de um campeonato disputado palmo a palmo os azuis e brancos levaram a melhor. Para a ultima jornada os dragões a depender apenas de si não vacilaram e bateram os Castores por 2-0. O Benfica fez o seu trabalho e bateu o Moreirense por 3-1, uma vitória com sabor amargo pois mais uma vez o titulo nacional fugiu aos encarnados depois de o terem praticamente na mão.

Afinal de contas será Vítor Pereira assim tão mau? Este titulo teve muito cunho do treinador Portista, tanto tacticamente como psicologicamente, quando a dada altura "entregou" o titulo ao Benfica o que parece ter mexido e de que maneira na cabeça dos Encarnados. E Jorge Jesus? Apesar de o Benfica mostrar um futebol mais atractivo, o treinador encarnado chega ao fim do campeonato novamente no segundo lugar. A final da liga Europa perdida frente ao Chelsea (e convém lembrar que os encarnados fizeram uma carreira positiva na liga Europa pelo facto de terem fracassado num grupo acessível na Liga dos Campeões) acaba por ser um mal menor para a equipa encarnada. Jorge Jesus apelida a época do Benfica de brilhante, mas será ela assim tão brilhante? Eu acho que não, pois o Benfica tinha na minha opinião o melhor plantel da liga e tinha a obrigação de ser campeão. Afinal de contas um titulo em quatro anos é suficiente?


As desilusões

Este campeonato vai ficar marcado pela pior época do Sporting na sua longa história ao ficar arredado das competições Europeias com um sétimo lugar na liga. A equipa verde e branca teve uma época horrível tanto a nível interno como nas competições Europeias. É muito mau um grande estar arredado de quase todas as competições no mês de Novembro. Culpados? Há dois grandes na minha opinião: são eles Godinho Lopes que abandonou o cargo tarde demais depois de ter feito asneiras atrás de asneiras e também Sá Pinto por ter planeado pessimamente a má a época verde a branca. De realçar o trabalho feito do Professor Jesualdo que teve praticamente de fazer uma equipa nova e o Sporting melhorou e de que maneira. Outra equipa que desiludiu foi o Braga de José Peseiro. É verdade que conquistou a taça da liga e isso não pode ser esquecido, no entanto a equipa Bracarense esteve longe do Braga dos últimos anos. Salvador já anunciou mudanças tanto a nível técnico como de jogadores e é algo que este Braga precisa. Uma lufada de ar fresco é urgente para os lados do Minho. Outra equipa da qual esperava mais era a Académica, que tem um plantel de grande qualidade e na minha opinião os seus objectivos deveriam ser outros e não lutar pela permanência.


As agradáveis surpresas

Neste campeonato houve várias equipas que se destacaram pela positiva, mas há duas que irão certamente ficar para a história. O Paços fez a melhor época da sua história, alcançando o terceiro lugar e a entrada nos playoffs da Champions. O próximo ano será de mudança na equipa Pacense começando pelo treinador Paulo Fonseca, que ao que tudo indica está muito próximo de ser treinador do Braga. Outra boa surpresa é o Estoril de praia. Uma equipa que no ano passado jogava na segunda liga fez um campeonato fantástico a todos os níveis e muito provavelmente vai perder alguns jogadores como é o caso de Steven Vitória para o Benfica e Licá para o Braga. Outra equipa que tenho de destacar é o Vitória de Guimarães. Depois de uma profunda remodelação na equipa profissional Vimaranense e com um orçamento reduzido em comparação aos anos anteriores a equipa de Rui Vitória alcançou um oitavo lugar na liga, mas mais importante que isso, a presença no Jamor que lhe valeu uma entrada na competições Europeias.


Outra vez a arbitragem


Para acabar vou ter de falar de um tema que eu não gostaria de abordar, que é arbitragem. Mais uma vez a liga vai ficar manchada por erros graves da arbitragem. Não é normal termos tantos árbitros internacionais e ao mesmo tempo cometerem tantos erros. Arbitragens de Capela na Luz no Benfica-Sporting e de Hugo Miguel no Paços Ferreira-F.C.Porto vão ficar na mente de todos os amantes do futebol.

P.S- A frase de Augusto Inácio vai ficar entre as melhores desta época quando afirma que no futebol Português "a porcaria está lá toda só mudam as moscas". Fico triste de ver um clube como o Moreirense, que tem as contas todas em dia descer à segunda liga, pois enquanto as equipas não forem severamente castigadas, iremos continuar a ver a vergonha dos salários em atraso na primeira liga. O Beira Mar é a outra equipa que acompanha o Moreirense à segunda liga.

Este artigo foi redigido por Tiago Rodrigues, administrador do blog

2 comentários:

  1. É a vida, também o Feirense no ano passado tinha as contas todas em dia e desceu de divisão. O grande e grave problema é que não existe justiça em Portugal a todos os níveis e, por esse motivo, o que interessa é ter resultados a qualquer custo nem que para isso implique contratar jogadores para o qual não ha dinheiro para pagar os vencimentos.

    Mas neste campo a culpa não é só dos clubes é também da ganância dos jogadores que mesmo tendo consciencia que o clube A ou B não tem estrutura para pagar salarios elevados arriscam desvirtuando assim toda a realidade do futebol.

    Mas efectivamente é muito triste ver que quem cumpre não vive a cima das possibilidades e tem planteis mais limitados perde sempre na batalha com os incumpridores que por esse motivo contratam quem não podem, mas ganham e ficam.

    ResponderExcluir
  2. é como já te disse. Dois meses de salários em atraso era perda de 6 pontos, três meses eram 12 pontos e por ai adiante. Fiquei mesmo com pena do Moreirense. O presidente um homem honesto e que ama o clube não deveria ter este desfecho e o Olhanense que não paga a ninguém, muda de treinador três vezes esta época sem pagar a nenhum e anda lá...

    ResponderExcluir