quarta-feira, 22 de maio de 2013

Indiana procuram travar os campeões

Indiana tenta travar o campeão


Hoje joga-se o primeiro jogo da final de conferencia desta série. Atrevo-me a dizer que Miami finalmente vai ter um adversário à sua altura depois de ter feito dois autênticos passeios até esta final. Os Indiana é uma equipa surpresa nesta liga onde tem o seu ponte forte na defesa.


Indiana Pacers

Têm feito um trabalho excepcional ao longo dos últimos anos e estão a ser recompensados por isso, destacando-se de longe como uma das melhores equipas da liga a nível defensivo. Conseguiram terminar a época regular na posse do terceiro melhor registo da Conferência Este e, depois disso, já bateram nos playoffs Atlanta Hawks (4-2) e New York Knicks (4-2). Esta última série das semi-finais contra a equipa de Carmelo Anthony terminou no último sábado, depois de os Knicks terem reduzido a desvantagem para 3-2 na quinta-feira anterior. Com a oportunidade de fechar a série perante o seu público, onde têm sido fortíssimos neste playoff, os Pacers não vacilaram e ganharam aos Knicks por 106-99, naquele que foi o jogo da série onde marcaram mais pontos.

Para se poderem bater de igual para igual com Miami, o que nunca será fácil, Indiana terá de ter Roy Hibbert e David West ao mais alto nível no jogo interior e continuar a ter em Paul George e George Hill soluções inspiradas para o tiro exterior e para os desequilíbrios no um-para-um, o que não será nada fácil tendo em conta a oposição que terão pela frente.

Para este primeiro jogo das finais, os Pacers não poderão contar com Danny Granger (de fora há meses), têm Jeff Pendergraph listado como questionável e David West como provável.


Miami Heat

Estes têm, até agora, mostrado que têm boas hipóteses de revalidar o título conquistado na última época. É certo que Dwyane Wade não tem estado ao seu nível e de quando em vez os Heat adormecem nos jogos mas já provaram que com toda a gente bem acordada são um conjunto extremamente difícil de ultrapassar. Terminaram a época regular na liderança do Este e, até agora, eliminaram com grande categoria Milwaukee Bucks (4-0) e Chicago Bulls (4-1) destes playoffs. Contra a equipa de Chicago, a única derrota até aconteceu no primeiro jogo, mas desde então limparam autenticamente os Bulls e não mais se colocaram em risco para a eliminatória. Essa foi, aliás, a única derrota caseira do último mês e meio.

Para o jogo de hoje, Miami conta com a vantagem moral de nos últimos 9 jogos caseiros contra os Pacers só terem perdido em 1. No jogo jogado, parece-me que Lebron James continuará a espalhar magia, tendo desta feita uma defesa mais difícil de furar pela frente. Contudo, as declarações de Frank Vogel que disseram que "os Heat são apenas a próxima equipa a defrontar" podem muito bem servir de motivação-extra ao astro e ao resto de toda a equipa da Florida.

Não são esperadas quaisquer baixas para este jogo 1, com Dwyane Wade a ter condições físicas para ir a jogo.


Antes de mais, considero importante notar e realçar que os Heat não jogam há precisamente uma semana, tendo por isso sete dias de descanso e de preparação deste jogo, o que levou por certo o técnico Spoelstra a procurar evitar mais um desaire a abrir a série, tal como aconteceu contra os Chicago Bulls. Já os Pacers também não estarão, à partida, mal fisicamente, mas jogaram pela última ocasião no passado sábado e terão pela frente uma equipa mais fresca, der por onde der.

Indiana é um dos colectivos mais difíceis que os Heat poderiam apanhar nesta fase, é verdade, mas mesmo assim não me parece, de todo, capaz de parar a equipa de Miami, tendo em conta o largo domínio que detêm, na minha opinião, em relação às restantes equipas da sua conferência. Juntando esta vantagem ao factor casa parecem-me as condições reunidas para uma boa vitória caseira. Em seis jogos disputados longe de Indianapolis neste playoff, os Pacers perderam quatro de forma clara e ganharam dois. Na época regular, ganharam aos Heat nas duas ocasiões em que jogaram perante o seu público (77-87 e 89-102), mas perderam em Miami (105-91).

Acredito esta noite que Chris Bosh, Udonis Haslem e Chris Andersen consigam anular a vantagem teórica na luta interior com Roy Hibbert e David West, principalmente nas alturas de maior aperto ou maior ameaça. No jogo exterior, os Pacers têm períodos em que "bloqueiam" autenticamente e não conseguem simplesmente fazer pontos e, se tal tornar a acontecer (é preciso lembrar que os Heat quando querem forçam imensos turnovers, violações de relógio e lançamentos muito difíceis), não me parece que consigam parar os Heat só no capítulo defensivo do seu jogo.

Este artigo foi redigido por Hugo Cruz, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário