quarta-feira, 22 de maio de 2013

O desastre Leonino em análise

Desastrosa



O Sporting Clube de Portugal, um clube centenário atravessa o período mais negro da sua história. Culpados? Há muitos... O clube nestes últimos anos teve direcções que claramente levaram o clube para o abismo. Jogadores de Milhões e que realmente não valem tostões foi a politica encontrada por alguns Pseudo-dirigentes do clube para levar a equipa de volta as vitórias.

Desde a era Paulo Bento, em que muitos diziam que se fazia omeletes sem ovos, o Sporting nunca mais voltou a ser o mesmo. Em quatro anos de Paulo Bento, o Sporting, ficou sempre em segundo lugar (em duas épocas esteve a discutir o titulo até à ultima ou ultimas jornadas) ganhou duas taças de Portugal, duas Supertaças, conseguiu ir dois anos consecutivos há fase de grupos da Liga dos campeões e alcançar duas finais da Taça da liga sendo que uma perdida para o Vitória de Setúbal e a outra para o Benfica numa arbitragem muito contestada. 

Mas foi apenas isto que Paulo Bento fez?? Não, não foi... Paulo Bento lançou jogadores como Rui Patrício, Daniel Carriço, Miguel Veloso, Nani etc e sabia defender o clube como poucos ou ninguém.

E Depois de Paulo Bento??


A saída de Paulo Bento do Sporting deu oportunidade a muitos treinadores sem o nível exigente pretendido tomar as rédeas do clube verde e Branco. Primeiro seguiu-se Carlos Carvalhal, que fazendo uma breve e rigorosa análise do seu trajecto de Alvalade ainda conseguiu fazer um trabalho medíocre com uma Liga Europa razoável, caindo aos pés do Atlético de Madrid ( Apesar de não ter perdido qualquer jogo) e um resto de campeonato onde a equipa por momentos mostrou um futebol alegre a atractivo lembrando-me dos 3-0 em casa frente ao Futebol Clube do Porto.

Depois da saída de Carlos Carvalhal todos os Sportinguistas ansiavam um treinador que leva-se o clube ao sucesso e é apresentado como novo treinador do Sporting................ Paulo Sérgio!!!!!! Um treinador que na época transata nem atingiu os objectivos no Vitória de Guimarães era o Novo técnico do Clube. Foi nesta época que começaram a vir para o Sporting jogadores de nome como era o caso de Zapater, Maniche e um tal de Pongolle que custou aos cofres nada mais nada menos que seis milhões de euros. Paulo Sérgio abandonou o clube na vigésima jornada, tendo ai José Couceiro que era o manager do clube na altura assumindo funções levando o clube ao terceiro posto.

A salvação afinal estava em Godinho Lopes...


Com eleições no Sporting e com cinco candidatos ( mas parecia a eleição para o governo) Godinho Lopes levou a melhor. Tinha como principais trunfos Luís Duque, Carlos Freitas e Domingos Paciência. Ao inicio parecia que o Sporting estava a voltar, os adeptos estavam com a equipa, a entrada de 19 jogadores no plantes fez crescer a expectativa dos adeptos até que começou o campeonato e tudo voltou ao normal. Mesmo assim, a equipa teve uma boa sequência de vitórias que levou os adeptos a voltar acreditar para mais tarde vir a crise e a saída de Domingos ( até hoje difícil de entender). Surgiu Sá Pinto, adorado pela massa associativa do Sporting, fez o clube voltar a sonhar com uma conquista da liga Europa e parecia que a mística estava de volta até que no Jamor parece que tudo isto acabou e o Sporting voltou a ser uma equipa depressiva. 


A pior época da história do Clube!!!

No inicio da epoca de 2012/2013, o Sporting apresentou jogadores de renome internacional ( Pranjic, boulahrouz, Gelson Fernandes e labyad) juntando-se a Capel, Jeffren entre outros jogadores que não tem a qualidade suficiente para vingar num clube com a grandeza do Sporting Clube de Portugal. 

A demissão de Sá Pinto foi natural, com ele saíram Luís Duque e Carlos Freitas. A partir daí Godinho Lopes tomou conta do futebol Leonino e o "circo" foi ainda maior levando o Sporting à pior época da sua história.

Sá Pinto acaba por ser o grande culpado da péssima época Leonina a meu ver. A pré-época dos leões foi mal planeada e vasta ver os jogos de preparação e as equipas escolhidas. Depois no campeonato algumas opções que deixaram muito a desejar e vou destacar apenas duas que acho de verdadeiras aberrações: Ter Pranjic a defesa esquerdo em vez de Ínsua e Gelson Fernandes em vez de Rinaudo são opções que chegaram a roçar o ridículo.



Ao péssimo campeonato, juntou-se a eliminação precoce da taça de Portugal aos pés do Moreirense, sob o comando de Vercauteren foi eliminado ainda na fase de grupos de Liga Europa, perante um grupo de quarta divisão Europeia e a Taça da liga voltou a ser um descalabro.

O melhor do Sporting veio para o fim, com o professor Jesualdo Ferreira a tomar conta da equipa e a lançar novas promessas. O Sporting, voltou finalmente a ter uma equipa competitiva e capaz de se bater com qualquer adversário. A Liga Europa não foi alcançada, mas fica a ideia que se Jesualdo viesse uns jogos mais cedo a resultado seria outro sem duvida.

Já com Bruno Carvalho ao leme, Jesualdo abandonou o cargo, pois querias mais poderes no futebol leonino. Comparar Jesualdo com Inácio, é como comparar água com vinho na minha opinião, mas Inácio foi um trunfo eleitoral, no entanto parece-me que já foi dado o primeiro tiro no pé de Bruno de Carvalho.

Este artigo foi redigido por Tiago Rodrigues, administrador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário