segunda-feira, 13 de maio de 2013

Final para os Thunder

 Final para os Thunder



Este vai ser o grande jogo da noite na minha opinião. Os Thunder começaram a vencer a série por 1-0 mas neste momento perdem por 2-1. Será imperial ganhar este jogo senão os Memphis ficam a uma vitória de atingir a final de conferência. Os Memphis na minha opinião tem uma oportunidade de ouro de atingir a final de confêrencia pois os Thunder não vão poder contar por lesão até ao fim da época com a base Westbrook.

Oklahoma City Thunder

Finalistas na última época, os Thunder tinham até há bem pouco tempo bastante presente a esperança de repetir a façanha na actual temporada. Terminaram a época regular em primeiro lugar da conferência Oeste (60-22), à frente de equipas muito sólidas como Spurs, Nuggets, Clippers ou Grizzlies. Nestes playoffs bateram os Houston Rockets (4-2) na primeira ronda e estão agora numa situação complicada contra a equipa de Memphis. Ganharam o primeiro jogo em casa (91-93), perderam o segundo também perante o seu público no segundo jogo (99-93) e ficaram em desvantagem na eliminatória ao serem novamente derrotados desta feita no primeiro jogo disputado fora de casa (81-87). Curiosamente, ou não, os jogos têm terminado com uma margem pontual muito escassa, tendo os Thunder ganho por dois no primeiro e perdido por seis pontos nos dois seguintes. Esta noite jogam o quatro encontro da série, à procura do empate e de tornar a ter o factor casa a seu favor. A única baixa esperada é a de Russel Westbrook, uma das figuras de proa desta equipa que se lesionou na primeira ronda dos playoffs e só voltará para o próximo ano.


Memphis Grizzlies

Os Grizzlies estão a surpreender o mundo do basquetebol e são nesta altura fortes candidatos, pelo menos, à final de conferência. Terminaram no quinto lugar da conferência Oeste a época regular (56-26), com uma temporada globalmente muito bem conseguida, onde só fraquejaram ligeiramente no período imediatamente após a saída de Rudy Gay para os Toronto Raptors. Na primeira ronda dos playoffs, despacharam os Clippers (4-2) depois de terem perdido os dois primeiros jogos em Los Angeles e provaram ser uma das melhores formações da liga no capítulo defensivo. Nesta eliminatória, têm dado imensa luta à equipa de Oklahoma, segundo o mapa que já descrevi na análise aos Thunder: derrota no primeiro jogo e triunfo nos dois seguintes. Esta noite tornam a jogar em Memphis, um pavilhão que tem sido muito complicado para quem lá se desloca, à procura do 3-1 na eliminatória, o que lhes deixaria a um pequeno passo da qualificação para a final.


Grande jogo em perspectiva, extremamente intenso de parte a parte, um pouco à imagem do que tem acontecido nos jogos entre estas duas equipas nesta eliminatória de playoff, mas talvez com todos esses ingredientes ainda em maior destaque. Os Thunder precisam de dar uma boa resposta hoje, sendo que em caso de derrota ficam em baixo num 3-1 que pode ser irreversível. Os Grizzlies sabem que um triunfo coloca a equipa pertíssimo da qualificação para a final, mas certamente estão alertados para o facto de poder vir a encontrar mais dificuldades do que até aqui. No último jogo, os Thunder falharam acima de tudo na hora de atirar ao cesto, conseguiram capturar mais ressaltos e não defenderam mal, pelo que com a mesma postura hoje mas um maior acerto na %FG creio que possam perfeitamente arrancar um triunfo e empatar a eliminatória. Maior segurança, porém, num jogo muito equilibrado e com Oklahoma dificilmente a perder por uma margem superior ao que já aconteceu até aqui (seis pontos). Não esquecer que já contra Houston no momento da decisão deram uma boa resposta e hoje pode ser o acabar do sonho, caso percam.

Este texto foi redigido por Hugo Cruz, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário