Real Desgraça

É um dos adjectivos que podemos dar a esta época do Real, desgraça. Desgraça porque em nenhuma altura da época esta equipa e este futebol praticado pela equipa de Mourinho caiu em graça aos seus adeptos e principalmente aos olhos da própria imprensa. Imprensa esta que como sabemos, "comeu" Mourinho a época toda, não perdoou nas derrotas do Real e atacou sempre as opções menos óbvias do treinador Português (veja-se o caso Casillas, Pepe, etc)
Futebolmente falando, a equipa de Mourinho durante a época toda nunca conseguiu apresentar um futebol coeso e de grande qualidade, os seus golos e vitórias chegaram sempre por intermédio da inspiração individual das suas estrelas. Por falar em estrelas... como se mantém um balneário "limpo", quando um plantel é praticamente composto por estrelas e até jogadores que pensam que têm que tomar o seu banho num "chuveiro dourado" ? Foi um dos problemas de Mourinho.
Todos sabemos e todos atribuímos a Mourinho o mérito pela forma como gere balneários e coloca os seus jogadores na linha, mas também todos sabemos que no reino do Barnabéu as coisas nunca foram assim tão fáceis. Os fantasmas do Barnabéu e os "jogos" que se viveram por trás das bancadas em nada ajudaram a época do Real. Aliado isto ao facto da imprensa, a cada derrota do Real ou vitória tirada a ferros, aparecer com um garrafão de gasolina e alastrar ainda mais o fogo.
Falando da época em si, a Supertaça vencida no início da época foi uma espécie de aperitivo envenenado para os Madrilenos. Começando pelo campeonato, o Real teve esta época, na minha opinião, a melhor hipótese de revalidar o título de campeão espanhol, não só pelo seu orçamento galático, mas também porque esta foi uma época em que o grande rival claudicou bastante e fez uma temporada a cumprir os mínimos. O Barcelona não fez uma época a Barça, não praticou o futebol a que estamos habituados e isso reflectiu-se nas derrotas contra o Real Madrid, que ainda fragilizaram mais a equipa catalã, porém...tarde demais.
Estando o campeonato perdido, a equipa de Mourinho arriscava as fichas todas na Champions, onde acabou eliminado pelo "underdog" Dortmund. "Underdog" só na teoria, pois na prática mostraram muito futebol para esta equipa do Real e merecidamente conseguiram o apuramento para a final. Resultado ? Mais um tiro no outro pé de Mourinho. E quando este se arrastava de joelhos, numa tentativa de salvação de época eis que o tiro final é dado pelo rival Atlético na Final da Taça do Rei (na minha opinião a época não ficava salva com a vitória na taça) O jogo da final da Taça foi bem esclarecedor do momento que a equipa vive... uma equipa nervosa, pouco objectiva e acima de tudo a mostrar pouca vontade.
Ninguém melhor do que Mourinho para fazer o balanço final a esta temporada e foi assim que se referiu : «Esta é a pior temporada da minha carreira». Fica a duvida se Mourinho irá tentar "limpar" a sua imagem e o balneário, acredito que o tivesse vontade de fazer, mas acredito que a vontade de ir embora é muito maior. Pessoalmente acho mais do que óbvia e natural a sua saída fica a má época, mas abre-se caminho para muitas mais conquistas, quem sabe, de azul e branco.
Este artigo foi redigido por João Pinho, colaborador do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário