quarta-feira, 29 de maio de 2013

Roland Garros sem surpresas até agora

Sem grandes surpresas


Com poucas surpresas, ultrapassámos a ronda inicial de Roland Garros, que foi disputada ao longo destes três dias, devido às intempéries, e autenticas maratonas de cinco sets na vertente masculina. Como tinha previsto o quadro de Federer era fácil, Fez dois jogos de curta duração, o que lhe permite salvaguardar o físico para os jogos a partir dos quartos de final pois aos 31 anos não apresenta a mesma frescura de Djokovic e Nadal os principais candidatos ao título. 

Por falar em Nadal e Djokovic, estes suaram para ultrapassar Daniel Brands e David Goffin respectivamente. Daniel Brands, claramente um jogador de relva, tanto pelos resultados feitos até hoje como pelo seu estilo de jogo, foi sempre um incomodo para o Maiorquino, obrigando a jogar muito do lado esquerdo do court durante os primeiros dois set. Nadal perdeu agressividade e não conseguiu disferir muitas inside out ou forehands, a sua pancada de eleição. Por outro lado Novak Djokovic teve três sets muito equilibrados contra Goffin, o pequeno belga. que tem potencia e colocação de bola mas nos momentos decisivos, Djokovic mostrou porque é o número um e resolveu sempre a seu favor. 

A surpresa foi Berdych, eliminado na 1ª ronda por Monfils, mas não considero isto uma derrota penosa, porque foi em cinco sets e Monfils, considerado o homem elástico do tennis, já foi top dez e para alem disso ganhou três dos quatro Grand Slams em juniores. Em seniores ainda não atingiu esse nível mas pode lá chegar, tem físico e ténis para isso.




Na vertente feminina ai já houve mais surpresas com 9 das 32 cabeças de series a serem eliminadas. É normal isto acontecer, pois a maioria dos torneios principais femininos são jogados em piso duro, logo quando mudam para terra batida aparecem as especialistas muito abaixo no ranking por consequência de um menor número de pontos conquistados e que depois acabam por eliminar cabeças de serie com maior facilidade. Como dizia a Amelie Mauresmo a uns anos atrás será extremamente difícil uma francesa de topo ganhar Roland Garros, pois as mesmas crescem a jogar em hard court, jogam os principais torneios enquanto seniores neste mesmo piso, acabam por não ganhar algumas características de jogo necessárias no pó de tijolo, como o extremo top spin e o escorregar que permite preparar a pancada mais cedo e chegar a bola a tempo. Pode ser que agora numa posição relevante no ténis francês Mauresmo consiga mudar algo no ténis.

Este artigo foi redigido por David Bento, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário