Mudança de Supremacia
Nesta edição da Liga dos Campeões, assistimos à afirmação da nova potência do futebol europeu, pois na minha opinião o Bayern é neste momento a equipa mais forte a nível Europeu e isso ficou provado pela forma como vulgarizou a equipa do Barcelona e a forma como foi passeando por esta competição, até acabar por conquista-la.
Esta foi uma edição em que mais uma vez, existiram boas surpresas e por outro lado, algumas equipas a desiludir. Começando pela fase de grupos, desde logo se percebeu que o Dortmund seria uma equipa a ter em conta. Uma equipa com um excelente plantel e com um treinador acima da média, com uma postura que dá gosto apreciar. Além de toda a qualidade de futebol que o Dortmund apresentou, uma equipa que termina em 1º lugar a fase de grupos, num grupo constituído por Real, Ajax e City, é sempre uma equipa a temer. Por falar em City, esta equipa de Manchester foi talvez a maior desilusão da fase de grupos. Sim, era um grupo extremamente complicado, mas não se percebe como uma equipa como o City termina a fase de grupos com apenas 3 pontos (3 empates). Surpresa também ao ver o Campeão da época passada ficar pelo caminho logo na primeira fase da competição, mesmo lutando até ao fim, as exibições paupérrimas do Chelsea levaram a equipa londrina até à Liga Europa... e que bem que lhes fez.
Nos Oitavos de Final da competição, venceram as suas rondas todas as equipas que na minha opinião eram favoritas, à excepção de uma... o Málaga. A verdade é que a equipa espanhola acabou por eliminar o Porto, com mérito, e carimbar a passagem para os Quartos de Final. As principais referências da competição começavam a chegar-se à frente e todos começavam a perspectivar mais uma recta final da Champions cheia de emoção. E que emoção nos trouxe os Quartos Final. As eliminatórias entre o Paris SG-Barcelona e Malaga-Dortmund, vieram provar que o resultado só fica decidido quando o árbitro apita para o final do encontro. Os alemães e os espanhóis viram bem complicada as suas passagens às Meias, mas os campeões são assim, sofrem e acreditam até ao fim.
E nas Meias Finais, já quando todos esperavam e se entusiasmavam perante uma final entre os rivais espanhóis, as equipas alemãs impuseram o seu futebol e dominaram por completo as suas eliminatórias. O Dortmund que mesmo sofrendo no último jogo, conseguiu ser superior no conjunto
das duas mãos, voltou a mostrar a todos que as suas vitórias eram fruto da nova vaga do futebol alemão e do bom trabalho que se pode fazer. Na outra eliminatória, assistimos a um completo assalto por parte o Bayern. Não deu qualquer hipótese à equipa catalã e fez com que todos os amantes do futebol fizessem uma vénia ao poderio desta equipa.
A final da Liga dos Campeões foi o que se esperava: um jogaço. No final, Heynckes sai campeão da Europa de clubes pela segunda vez na sua carreira. E deve ter orgulho neste trabalho. Para o Bayern, a vitória chegou com um ano de atraso e para o Dortmund foi um morrer na praia, embora olhando para o mar, só podem estar empolgados com o futuro e satisfeitos com o trabalho que realizaram na competição.
Nota ainda para Cristiano Ronaldo, que foi o melhor marcador da competição e acabou com o reinado de Messi, que vencia o prémio a 4 épocas consecutivas. No ar fica a pergunta : Conseguirá o Bayern manter esta supremacia na próxima época ? Teste de fogo para Pepe Guardiola e muito peso nos seus ombros.
Este artigo foi redigido por João Pinho, colaborador do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário