terça-feira, 21 de maio de 2013

Qual o futuro dos Thunder?

Qual o futuro para OKC?


Quando os Oklahoma City Thunder foram eliminados na segunda ronda dos playoffs da NBA pelos Memphis Grizzlies muitos são aqueles que dizem que os Miami Heat não vão ter grande dificuldade do lado Oeste pelo título. Será que a lesão do Westbrook fragilizou assim tanto a equipa dos OKC que passaram de candidatos ao título a equipa mediana (segundo os padrões dos playoffs)? Ou não seriam estes OKC verdadeiramente candidatos ao título? Será esta equipa assim tão boa?

Na realidade eu não acho que os OKC sejam assim tão boa equipa e não seriam grande oposição aos Miami Heat (assumindo que eles irão à final). Muitos dos que estão a ler este artigo já me estão a chamar de louco, mas então vamos la dissecar esta equipa de OKC.


Estilo “run n gun” – Toda a gente sabe que Miami gosta de um ritmo elevado, saindo para o ataque em grande velocidade, mas seria OKC capaz de acompanhar esse estilo? Durante alguns períodos do jogo sim, mas não o jogo inteiro! Estão a ver o Perkins a correr a acompanhar o Chris Bosh ou o Anderson?

“Westbrick” – O Russel Westbrook é um jogador fantástico do ponto de vista atlético mas é mais um jogador que por saber da sua habilidade atlética trabalhou pouco os Skills e o seu Q.I. de jogo. Na época regular faz grandes jogos e os seus erros não tem grandes repercussões mas nos playoffs a história é outra! Enquanto primeiro base o Westbrook devia ser o cérebro da equipa, devia ser o general em campo, devia saber analisar a sua equipa e aumentar ou diminuir o ritmo de jogo consoante aquilo que a sua equipa precisa. Mas não muitas vezes assistimos a um Westbrook numa correria louca e desenfreada em que os seus turnovers são muito mais prejudiciais à equipa que os benefícios dos seus pontos marcados, sendo que muitas vezes esses pontos são forçados, baixando em claro a eficácia da equipa.

“Durant-dependencia” – O Kevin Durant é uma verdadeira máquina de marcar pontos, mas tal como o Westbrook o Durant é outro jogador que pouco evoluiu alguns dos seus Skills pois ele confia demasiado na sua capacidade atlética. Sim é verdade que nesta nova ERA da NBA, os adversários do Durant , na sua posição claro, ou são mais baixos quando são da mesma altura são mais lentos e menos ágeis, criando assim mis-matchups o ano todo, todos os dias. Mas nos Playoffs as coisas são diferentes , as defesas estudam o teu jogo ofensivo e reajustam de jogo para jogo, sendo que o Durant é cada vez mais condicionado pela defesa adversária, sendo que começa a tardar um go to move ou um post play no jogo do Durant. No inicio deste ano ele começou a treinar o post play, e pensa-se que ele pode evoluir nesse campo, mas tal como alguns especialistas dizem esse tipo de evoluções deviam ter sido feitas à muito mais tempo.



Jogo interior – O jogo interior de OKC é no mínimo ridículo, o número de ressaltos concedidos na sua tabela defensiva, os points in the paint permitidos são simplesmente inaceitáveis para uma equipa que diz que quer ganhar tudo. O Perkins era respeitado em Boston pelo seu caracter defensivo, mas o que resultou em Boston era o esforço e a estratégia de toda uma equipa, em OKC o Perkins parece andar perdido. Já o Ibaka sendo um jogador atleticamente espantoso tem do ponto de vista ofensivo aumentar o seu arsenal de armas. O seu lançamento tem de ser mais regular e talvez se acrescentasse um lançamento de 3pt como fez Chris Bosh iria ajudar muito a equipa, pois iria puxar os defensores interiores para o perímetro abrindo assim espaço para as penetrações do Westbrook e do Durant. 

Banco – Se é verdade que OKC tem um dos jogadores micro-ondas mais famosos da Liga Kevin Martin, também é verdade que o resto do banco é bastante medíocre, e que numa equipa que quer lutar pelo titulo é preciso ter vários role players que possam ajudar a equipa enquanto as suas estrelas descansam.

Então qual a solução para esta equipa dos OKC? Bem se eu fosse General Manager tentaria assinar alguns bons role players através das exceções existentes ao salary cap para melhorar o banco e trocava o Westbrook , pois é um jogador que tem mercado e provavelmente este conseguiria um relativo bom primeiro base, mais organizador de jogo, que brilhasse menos e facilitasse mais o trabalho da equipa e do Durant, e muito provavelmente apenas essa mudança ira alterar a filosofia da equipa e dar-lhe-ia mais consistência e assim sim seriam verdadeiros candidatos a ganhar.

Este artigo foi redigido por Rúben Vanravan, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário