Qual o futuro para OKC?
Na realidade eu não acho que os OKC sejam assim tão boa equipa e não seriam grande oposição aos Miami Heat (assumindo que eles irão à final). Muitos dos que estão a ler este artigo já me estão a chamar de louco, mas então vamos la dissecar esta equipa de OKC.
Estilo “run n gun” – Toda a gente sabe que Miami gosta de um ritmo elevado, saindo para o ataque em grande velocidade, mas seria OKC capaz de acompanhar esse estilo? Durante alguns períodos do jogo sim, mas não o jogo inteiro! Estão a ver o Perkins a correr a acompanhar o Chris Bosh ou o Anderson?
“Westbrick” – O Russel Westbrook é um jogador fantástico do ponto de vista atlético mas é mais um jogador que por saber da sua habilidade atlética trabalhou pouco os Skills e o seu Q.I. de jogo. Na época regular faz grandes jogos e os seus erros não tem grandes repercussões mas nos playoffs a história é outra! Enquanto primeiro base o Westbrook devia ser o cérebro da equipa, devia ser o general em campo, devia saber analisar a sua equipa e aumentar ou diminuir o ritmo de jogo consoante aquilo que a sua equipa precisa. Mas não muitas vezes assistimos a um Westbrook numa correria louca e desenfreada em que os seus turnovers são muito mais prejudiciais à equipa que os benefícios dos seus pontos marcados, sendo que muitas vezes esses pontos são forçados, baixando em claro a eficácia da equipa.
“Durant-dependencia” – O Kevin Durant é uma verdadeira máquina de marcar pontos, mas tal como o Westbrook o Durant é outro jogador que pouco evoluiu alguns dos seus Skills pois ele confia demasiado na sua capacidade atlética. Sim é verdade que nesta nova ERA da NBA, os adversários do Durant , na sua posição claro, ou são mais baixos quando são da mesma altura são mais lentos e menos ágeis, criando assim mis-matchups o ano todo, todos os dias. Mas nos Playoffs as coisas são diferentes , as defesas estudam o teu jogo ofensivo e reajustam de jogo para jogo, sendo que o Durant é cada vez mais condicionado pela defesa adversária, sendo que começa a tardar um go to move ou um post play no jogo do Durant. No inicio deste ano ele começou a treinar o post play, e pensa-se que ele pode evoluir nesse campo, mas tal como alguns especialistas dizem esse tipo de evoluções deviam ter sido feitas à muito mais tempo.
Jogo interior – O jogo interior de OKC é no mínimo ridículo, o número de ressaltos concedidos na sua tabela defensiva, os points in the paint permitidos são simplesmente inaceitáveis para uma equipa que diz que quer ganhar tudo. O Perkins era respeitado em Boston pelo seu caracter defensivo, mas o que resultou em Boston era o esforço e a estratégia de toda uma equipa, em OKC o Perkins parece andar perdido. Já o Ibaka sendo um jogador atleticamente espantoso tem do ponto de vista ofensivo aumentar o seu arsenal de armas. O seu lançamento tem de ser mais regular e talvez se acrescentasse um lançamento de 3pt como fez Chris Bosh iria ajudar muito a equipa, pois iria puxar os defensores interiores para o perímetro abrindo assim espaço para as penetrações do Westbrook e do Durant.
Banco – Se é verdade que OKC tem um dos jogadores micro-ondas mais famosos da Liga Kevin Martin, também é verdade que o resto do banco é bastante medíocre, e que numa equipa que quer lutar pelo titulo é preciso ter vários role players que possam ajudar a equipa enquanto as suas estrelas descansam.
Então qual a solução para esta equipa dos OKC? Bem se eu fosse General Manager tentaria assinar alguns bons role players através das exceções existentes ao salary cap para melhorar o banco e trocava o Westbrook , pois é um jogador que tem mercado e provavelmente este conseguiria um relativo bom primeiro base, mais organizador de jogo, que brilhasse menos e facilitasse mais o trabalho da equipa e do Durant, e muito provavelmente apenas essa mudança ira alterar a filosofia da equipa e dar-lhe-ia mais consistência e assim sim seriam verdadeiros candidatos a ganhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário