domingo, 26 de maio de 2013

Todo o rescaldo da vitória Vimaranense

Artur alimentou grande Vitória

Jogadores do Vitória de Guimarães celebram a vitória (LUSA)

Chegou ao fim a época futebolística em Portugal, com o Guimarães a ser coroado com o trono depois de uma vitória histórica para o clube e para a cidade. Uma vitória de uma equipa que apesar de todos os problemas que enfrentou esta época, nunca virou a cara à luta e teve a recompensa com a conquista da taça de Portugal. O Benfica tinha este jogo para tentar salvar uma época que tinha tudo para ser de sonho e acabou como uma época que irá ficar marcada como uma das mais frustrantes da história do clube, depois de chegar a quase todas as finais (apenas a taça da liga foi perdida nas meias finais contra o Braga) e não ter conquistado nenhuma.

Neste jogo o Guimarães apresentou-se com a sua equipa habitual e controlou o ímpeto encarnado nos primeiros minutos. O Benfica não conseguia impor a velocidade de jogo que tanto habitou os adeptos ao longo da época. O Benfica teve uma grande oportunidade, com um cabeceamento de Garay que proporcionou uma grande intervenção de Douglas. Mas a melhor oportunidade foi dos Vitorianos, que num contra-ataque tiveram muito próximos de inaugurar o marcador não fosse alguma ingenuidade de Addy. Como quem não marca sofre, o Benfica no minuto seguinte abre o marcador por Gaitan, numa jogada de muita felicidade para o jogador encarnado. Chegamos ao intervalo com o Benfica na frente do marcador.

Final da Taça de Portugal Benfica vs Vitória de Guimarães (LUSA)

Na segunda parte, o Benfica controlava o jogo e o Guimarães parecia ser uma equipa sem ideias para conseguir contrariar o favoritismo do Benfica. Jesus mexeu na equipa ao tirar Cardozo e meter Urreta. Aos 78 minutos o Guimarães empata a partida, aproveitando um erro infantil de Artur, que coloca a bola num jogador Vitoriano, que isola Soudani e este na cara de Artur não perdoa e restabelece a igualdade. O Benfica parecia estar atordoado com o golo sofrido e volvidos dois minutos, Ricardo com um remate traiçoeiro bate Artur e coloca os Vimaranenses na frente do marcador. Uma autentica loucura para os fieis adeptos Vimaranenses que se deslocaram ao Jamor. Até ao fim o Benfica tentou de tudo para levar o jogo para prolongamento mas já não havia força física nem psicológica para virar o resultado.

De destacar pela negativa, a exibição de Artur. O guarda redes encarnado já provou em várias ocasiões ser um guarda redes de grande qualidade, mas o que é certo é que o Benfica acaba de perder esta taça muito por culpa do Brasileiro. Já no campeonato Nacional, Artur teve um monumental frango no empate contra o Estoril, já para não falar do erro que teve no empate com o F.C.Porto na luz, onde entregou a bola de bandeja a Jackson. É um guarde redes de qualidade na minha opinião, mas o seu jogo de pés está longe de ser perfeito. No Guimarães era injusto destacar um jogador, pois o mérito vai todo para uma equipa que faz do colectivo o seu ponto forte.

O Guimarães por tudo o que passou ao longo da época, teve a sua recompensa com a conquista da taça de Portugal. A equipa de hoje, espelha a época Vimaranense, uma equipa que nunca virou a cara à luta e que lutou contra todas as adversidades. Um prémio justo para este plantel e acima de todo para os seus adeptos que já mereciam uma conquista destas. Do lado dos encarnados, acaba por ser um jogo para esquecer. A equipa está abatida psicologicamente e não teve argumentos para responder às infelicidades de Artur. É óbvio que acaba por ser uma época negativa para os encarnados, pois o futebol faz-se de títulos mas é justo dizer que o plantel de Jesus não merecia um final de época tão drástico. 

Final da Taça de Portugal Benfica vs Vitória de Guimarães (LUSA)

P.S - No final de jogo, Cardozo teve um dos momentos mais infelizes da sua passagem por Portugal, ao desentender-se com Jorge Jesus. Um jogador com a sua experiência e com tantos anos de casa, teve uma atitude que certamente o irá reencaminhar para fora da Luz. Jorge Jesus na sala de imprensa fez o que um treinador deve fazer, ou seja, defender o jogador, mas nos próximos dias não acredito que Cardozo seja desculpado por este gesto infeliz. 

Este artigo foi redigido por Tiago Rodrigues, administrador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário