À conquista do Jamor
Joga-se hoje a final da taça de Portugal, onde duas equipa realizaram épocas opostas na minha opinião. Enquanto o vitória fez um campeonato bastante agradável e surpreendente, o Benfica apesar de ter perto de ganhar o campeonato e a Liga Europa, não conquistou nenhum desses objectivos e a taça acaba por ser a tábua de salvação dos encarnados. O favoritismo está todo do lado encarnado como é lógico, porque é melhor equipa, tem melhores jogadores, que a qualquer momento podem resolver o jogo num ápice e também terá mais apoio nas bancadas do Jamor. A equipa como é sabido, levou recentemente dois socos no estômago, que foram as perdas do título nacional e ainda a Liga Europa. Ambas foram perdidas mesmo no final dos jogos, se por um lado podemos dizer que foi azar, por outro lado, ao acontecer isso duas vezes seguidas torna-se um pouco estranho e não poderá ser apenas azar.
Com mais tranquilidade, mais posse de bola e talvez o Benfica tivesse terminado de outra forma. É nesse aspecto que me vou basear para a minha análise, a questão mental dos jogadores do Benfica. Não está em questão a valia da equipa que na maior parte do campeonato foi a melhor, aquela que praticou o melhor futebol e talvez até merecia ter sido campeã. Mas lá está, mais uma vez fraquejou quando não podia e como esta partida é uma final, estou curioso para ver até que ponto isso muda.
Não digo que os jogadores encarnados não queiram vencer esta Taça, mas depois de tanta concentração, tanto empenhamento frente a dois adversários de imensa qualidade, é normal que neste jogo os jogadores pensem que a qualquer momento vão marcar e acabar por vencer o jogo. Mas do outro lado, vai estar um conjunto de jogadores que vão "querer" mais esta Taça e tudo farão para conseguir esse feito. Outro aspecto, é o prémio de jogo, não sei até que ponto os jogadores do Benfica irão receber alguma quantia em caso de triunfo, mas do outro lado é garantido que vai haver prémio em caso de triunfo.
Os últimos jogos do Vitória não foram muito bons, quer em termos de resultados, quer em termos exibicionais. A equipa estava claramente com a cabeça neste jogo, o objectivo estava conseguido e por isso houve um certo relaxe e até se compreende. A maior valia desta equipa, está na união que os jogadores têm dentro de campo, a equipa não produz um bom futebol, joga razoavelmente para o nível do nosso futebol, mas dão tudo dentro de campo e esta partida não será diferente. Esta final para os jogadores do Benfica em caso de vitória será quase como um mal menor, mas para os jogadores vimaranenses, será o auge das suas carreiras porque até agora nenhum venceu qualquer troféu, porque Alex quando estava no Benfica apesar de fazer parte do plantel não participou em nenhum jogo dessa competição. O Vitória, depois do Porto é a equipa que mais vezes venceu o Benfica de Jesus, foram exactamente três encontros e uma delas a contar para a Taça de Portugal no estádio da Luz.
São apenas duas curiosidades e valem pouco, mas não custa nada referir, que é o facto de tanto o Wigan como o Atlético de Madrid, que eram à partida os finalistas vencidos e acabaram por sair vitoriosos. As duas equipas estão na máxima força, esta época já se defrontaram duas vezes e o Benfica venceu ambas. Isso neste momento pouco interessa porque este jogo é diferente, tem características diferentes e surge numa altura em que os encarnados estão em clara quebra de rendimento, tal como se viu na última jornada frente ao Moreirense onde apenas conseguiu marcar os golos da vitória bem perto do final do jogo.
Como disse em cima, o Benfica é melhor, possui melhores jogadores, mas será que irão ter a mesma vontade e crença dos jogadores do Vitoria? Eu creio que não, porque apesar de ser uma final, a motivação vai estar do lado do Vitória e apesar de ser inferior, com união e espírito de sacrifício, as forças poderão equivaler-se em campo. Mais uma mera curiosidade, é a relva do Jamor que devido à pouca ou nenhuma utilização, torna a relva seca e dura tornando o jogo mais lento, prejudicando claramente o futebol dos encarnados. A Académica na temporada passada beneficiou desse aspecto e foi evidente como a relva "travava" a natural trajectória da bola.
Acima de tudo, que seja um grande espectáculo de futebol entre duas equipas que fizeram tudo para estar nesta final. Se o Vitória teve alguma sorte no trajecto até chegar à final, o Benfica foi impondo o seu futebol nesta competição e chegou ao Jamor sem grandes sobressaltos. Jorge Sousa, espero sinceramente que faça uma boa arbitragem e que no fim não seja tema de conversa para desculpar um eventual fracasso de uma equipa.
Este artigo foi redigido por Pedro Ribeiro, colaborador do blog
Acima de tudo, que seja um grande espectáculo de futebol entre duas equipas que fizeram tudo para estar nesta final. Se o Vitória teve alguma sorte no trajecto até chegar à final, o Benfica foi impondo o seu futebol nesta competição e chegou ao Jamor sem grandes sobressaltos. Jorge Sousa, espero sinceramente que faça uma boa arbitragem e que no fim não seja tema de conversa para desculpar um eventual fracasso de uma equipa.
Este artigo foi redigido por Pedro Ribeiro, colaborador do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário