Memphis ainda sobrevive?
Hoje joga-se o jogo quatro da final de conferencia. Uma final desnivelada em que os Spurs estão a fazer uma demonstração de classe ao longo destes jogos. Os Memphis, apesar de ter uma equipa de qualidade, estão acusar a pressão de jogar uma final. Virar uma vantagem de 0-3 para 4-3 é um cenário muito pouco provável na NBA, mas hoje a equipa de Memphis tem uma questão de honra a defender, para não sair vergado a um 4-0.
San Antonio Spurs
Chefiados por um grande líder chamado Gregg Popovich, os Spurs estão com pé e meio na final da NBA seis anos depois. Na última temporada ficaram-se por esta etapa, as finais de conferência, tendo sido derrotados pelos Oklahoma City Thunder. Este ano, estão fortíssimos e depois de ter relaxado na parte final da época regular e perdido o primeiro lugar de conferência estão a realizar uma fase de play-off a roçar a perfeição. Bateram na primeira ronda os Los Angeles Lakers por 4-0, nas meias-finais afastaram os jovens dos Golden State Warriors por 4-2 (depois de ter passado por algumas dificuldades, souberam aproveitar a sua maior experiência e uma quebra do ritmo de jogo do adversário) e nestas finais estão a ganhar por 3-0 aos Memphis Grizzlies. No jogo 1, ganharam 105-83 e não permitiram qualquer veleidade ao adversário. Depois, ganharam 93-89 em prolongamento, fazendo o 2-0. No sábado, ganharam após prolongamento também por 104-93 em Memphis, faltando agora apenas carimbar oficialmente a presença na final. Hoje acredito que joguem mais relaxados em virtude da situação em que se encontram. Contudo, podem lutar pelo 4-0 e por ter bastante mais descanso para a grande final contra Miami ou Indiana (a série vai em 2-1 para os Heat).
Memphis Grizzlies
O técnico Lionel Hollins, tal como o seu homólogo, também tem feito um excelente trabalho esta época e tem construído em torno do colectivo uma formação extremamente complicada de bater, independentemente de estarem a perder por 3-0 na série com os Spurs. Têm um jogo interior fortíssimo e, sem jogadores da dimensão das maiores estrelas da liga, conseguem ter profundidade suficiente para ir rodando jogadores sem perder assim tanto como isso durante os jogos. Muito às custas desse mérito e dessa postura, a equipa dos Grizzlies eliminou nos quartos-de-final e nas meias-finais duas equipas que pessoalmente considerava enormes potenciais finalistas da liga: Los Angeles Clippers (4-2) e Oklahoma City Thunder (4-1). É certo que contra Oklahoma beneficiaram da lesão contraída por Westbrook contra os Rockets, mas nem assim deixam de ter mérito na qualificação, até porque é conquistada com um 4-1 e a única derrota acontece por dois pontos de diferença. Hoje, a perder 3-0, têm a plena consciência de que o apuramento para a final é um cenário muito longe de credível, mas tenho a certeza que lutarão até final por uma vitória que seja, ainda para mais diante dos seus adeptos.
Já fiz, no fundo, uma análise do que penso ao dar as referências mais generalistas sobre as duas equipas. Os Spurs jogam este jogo plenamente descansados e com a consciência de que só um terramoto afastaria a equipa da grande final da NBA. Precisariam de perder quatro jogos contra uma equipa a quem ganharam em três ocasiões bem recentemente e nesse cenário ainda teriam mais dois jogos no seu pavilhão para tentar evitar que tal acontece. Tendo isto em conta, parece-me praticamente impossível Memphis ainda ir a tempo de chegar à final e tem a plena consciência disso. A equipa tem vindo a sobreviver nestes play-offs com todo o mérito, perde dois dos três jogos com os Spurs com prolongamentos fraquíssimos do ponto de vista ofensivo (o que representa que no tempo regulamentar o equilíbrio foi nota dominante, pois os mesmos terminaram empatados) e hoje acredito que dêem tudo por tudo para evitarem a eliminação com um sweep. Os Spurs poderão entrar relaxados e o facto de perderem hoje representará descansar bem mais do que Indiana ou Miami para a final. E isso não traz só coisas boas, pois representa igualmente a perda do ritmo competitivo. Também por isso acredito que não joguem com o mesmo afinco e a mesma concentração, podendo isso também beneficiar logicamente a equipa dos Grizzlies, que só por si tem logicamente condições de bater estes Spurs, passando isto muito por boas exibições de Mike Conley, Zach Randolph e Marc Gasol. Perante o público de Memphis, que nunca deixou a equipa só e logo os norte-americanos que nisto são exímios, acredito nuns Grizzlies extremamente empenhados a defender e à procura de lançamentos mais efectivos no ataque, o que perante todo o cenário que descrevi até aqui poderá fazer com que façam o 3-1 e procurem o 3-2 no Texas.
Este artigo foi redigido por Hugo Cruz, colaborador do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário