O Eclipse do Porto
Este é o campeonato de uma equipa que lutou sempre, nunca desistiu e limitou-se a esperar que o mais directo rival escorrega-se. Resultado ? Mais uma vez, esta época assistimos a um eclipse e o Porto repete a façanha da época passada ao ultrapassar o Benfica na recta final do campeonato, quando estes já se preparavam para receber as faixas. É a imagem que vamos ter deste campeonato, um Porto que soube aproveitar o erro do Benfica.
Este é mais um campeonato vencido por uma grande estrutura, com todas as ferramentas necessárias para ter uma equipa vencedora, desde a equipa técnica até aos jogadores que compõe o plantel e só há que dar mérito a uma equipa que bate recordes e consegue chegar ao fim do campeonato sem uma única derrota.
Independentemente da qualidade do futebol praticado entre as duas equipas, a verdade é que o Porto viu-se nesta situação de correr atrás do adversário devido aos... penaltis. Jogando bem ou mal, os dragões desperdiçaram muito da marca de grande penalidade e desperdiçou nesses jogos, pontos importantes na corrida pelo título. Momentos que levaram a massa associativa a ter palavras menos carinhosas para com os seus jogadores.
A juntar a isto, aquela turbulenta e pouco explicável eliminação da Champions, que fez soar os alarmes do Dragão. Apesar disto, Vítor Pereira tem todo o mérito na forma como soube gerir a situação, repôs os níveis de concentração e anímicos nos seus jogadores e devolver a confiança
à equipa. Na verdade, acho que não se podia pedir muitos mais qualidade de futebol a esta equipa. Após a saída do seu principal goleador e estrela, Hulk, encontrou em Jackson uma máquina de facturar golos. Soube encontrar a sua linha defensiva, que concedeu pouquíssimos golos aos adversários e depois teve em Moutinho o principal motor da equipa. Para um plantel com tão poucas soluções no banco, o Porto jogou aquilo que lhe competia, somando pontos.
É completamente descabido ouvir falar em treinador incompetente, no caso de Vítor Pereira, um treinador que consegue chegar ao fim de dois campeonatos com apenas uma derrota em Barcelos por 3-1, estamos a falar de registo impressionante. Europa ? É um assunto delicado no caso de Vítor Pereira, não consegue levar longe este Porto a nível Europeu e isso certamente preocupa adeptos e direcção, será talvez, o grande Handicap de Vítor Pereira.
Nunca há vencedores antecipados e o nosso campeonato mais uma vez o demonstrou, dando o
Porto uma grande lição de como aguentar e acreditar até ao fim.
Este artigo foi redigido por João Pinho, colaborador do blog
Este artigo foi redigido por João Pinho, colaborador do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário