sábado, 8 de junho de 2013

Spurs roubam factor casa

Spurs "roubam" factor casa



O cenário estava montado em South Beach, as bancadas completamente cheias, e toda a gente esperava o jogo do ano. As equipas estavam prontas e as estrelas de ambas as partes mostravam um expressão mais fechada e concentrada, enquanto outros jogadores iam aquecendo. 

Em campo estavam as duas melhores equipas da liga, que embora com estilos bastante diferentes, arrastam multidões pelo mundo. Se por um lado os Miami tem um tipo jogo baseado no aspeto atlético, os San Antonio Spurs são uma equipa que executa muito bem o seu playbook utilizando um conceito mais de equipa. 

Logo deste o início do jogo toda a gente constatou que iria ser um jogo equilibrado, com ambas as equipas a jogarem bem sem muitos turnovers. Do lado de Miami foi notório o esforço de LeBron James em fazer um jogo mais all-round. Os ressaltos ganhos por LeBron permitem uma transição mais rápida para o ataque e juntando ao facto que ao ser vítima de constantemente de um 2 para 1 o LeBron consegue, através de assistências, envolver mais os companheiros nas tarefas ofensivas. O Resultado deste esforço foi o seu triplo duplo (18 pontos, 18 ressaltos, 10 assistências). Dwayne Wade teve provavelmente o seu melhor jogo dos playoffs desde a série contra Milwaukee, estando bastante presente em todos os aspetos do jogo. Miami liderou em sempre os 3 primeiros períodos. 


Do lado de San Antonio Spurs apesar de ter tido um jogo menos conseguido, a nível percentual da linha de 3 pontos, a qualidade da posse de bola foi fantástica, igualando a cifra dos Detroit Pistons de menos turnovers cometidos durante um jogo das finais em 2005 , precisamente contra os Spurs. Apesar do excelente jogo de Tim Duncan ( 20 pontos, 14 ressaltos) o jogo interior dos Spurs foi menos conseguido ( - 9 ressaltos no total que Miami , - 3 ressaltos ofensivos que Miami) mas mais eficiente ( + 6 pontos marcados no interior que Miami). 

Se costuma ser normal um 3º período de Miami Heat, decerto que ninguém estaria á espera de um eclipse quase total no 4º período, marcando apenas 16 pontos. Tal como Dwayne Wade disse a fadiga pode ter sido um dos fatores que contribui para o abrandamento ofensivo dos Heat, e acredito que colocar o LeBron James a defender o Tony Parker a meio do 4º período ajude a aumentar essa mesma fadiga. É verdade que o Tony Parker pegou na bola e marcou 10 pontos e conduzindo o jogo dos Spurs no ultimo quarto, mudando o ímpeto do jogo, mostrando que Mario Chalmers e Norris Cole não estavam a conseguir parar o francês, mas colocar o LeBron James a defender o Tony Parker decerto que ia desgastar o MVP. (recorde-se que os Heat tiveram menos dias de descanso que os Spurs ).


 No final, numa jogada fantástica cheia de esforço e determinação de Tony Parker sentenciou um jogo de grande qualidade, competitivo e equilibrado. Os Spurs roubaram para já a vantagem do factor casa logo no primeiro jogo em South Beach. Domingo há mais

Este artigo foi redigido por Rúben Vanravan, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário