quarta-feira, 12 de junho de 2013

Paulo Fonseca uma aposta de risco?

Risco com conta, peso e medida

 


Paulo Fonseca é anunciado no Dragão, vindo do Paços de Ferreira, depois de ter conseguido o feito inédito de levar aquela equipa pela primeira vez na sua história a uma eliminatória da Liga dos Campeões. O Paços de Ferreira foi naturalmente considerada a equipa sensação desta época no nosso campeonato e não foi só pela sua classificação e pelos seus resultados, foi também, pela forma como demonstrou o seu futebol, pela forma como se debateu perante "os grandes" e também pela forma como potenciou os seus jovens talentos.

Posto isto e sendo Paulo Fonseca o principal responsável por todo este sucesso da equipa do Paços, um treinador jovem e ambicioso, com métodos de treino avançados e filosofias de jogo bastante apuradas... é uma aposta de risco ? Não na minha opinião.


As últimas apostas de Pinto da Costa mostram a sua preferência por treinadores jovens (menos 45 anos), com sucesso nas suas anteriores experiências e com traquejo a nível táctico e do treino. Paulo Fonseca não foge desse "range" e enquadra-se perfeitamente no perfil que Pinto da Costa tanto gosta. A única dúvida que fica é se Paulo Fonseca irá manter ou melhorar o trabalho de Vítor Pereira e corresponder a aposta que fizeram nele. O Ex-Treinador do Paços recebe uma herança muito pesada (uma derrota na Liga nas últimas três épocas é um exemplo) e terá que trabalhar muito para conseguir manter este clube na rota do sucesso. O novo treinador do Porto é conhecido como uma pessoa bastante capaz de gerir o balneário e conseguir a confiança das seus atletas, mantendo sempre uma boa relação entre toda a estrutura. Será interessante ver como irá lidar com os tubarões de um clube grande (Helton, Lucho, etc...). Será também interessante verificar como se irá envolver na política de contratações do clube e que escolhas tomará na chegada e na partida de alguns jogadores.

Será esta, mais uma rampa de lançamento de mais um jovem treinador de sucesso para um grande
europeu ? A acção está do lado de Paulo Fonseca e ele estará mais do que pronto para responder a este desafio.

Este artigo foi redigido por João Pinho, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário