terça-feira, 11 de junho de 2013

Grande jogo na América do Sul

Grande jogo em perspectiva



Autor de uma campanha muito respeitável até aqui nesta fase de qualificação, o Equador ocupa o 3.º lugar da zona sul-americana com os mesmos 20 pontos da 2.ª classificada Colômbia. Estão ambos com menos um jogo disputado em relação à líder Argentina e 2 pontos à frente do Chile. Mesmo com as derrotas mais recentes num particular com a Alemanha (4-2) e no último sábado na deslocação até ao Perú (1-0), a selecção do Equador tem tido bons resultados ao longo dos últimos tempos, especialmente em casa. A jogar perante os seus adeptos nesta fase de apuramento, o aproveitamento dos equatorianos é fantástico, com um pleno de vitórias em 6 jogos, contra Venezuela (2-0), Perú (2-0), Colômbia (1-0), Bolívia (1-0), Chile (3-1) e Paraguai (4-1).

Nesta recepção à Argentina, o objectivo passa por conquistar os 3 pontos e encurtar distâncias para a liderança, ao mesmo tempo que se aumenta a vantagem em relação ao Chile, que também tem mais 1 jogo disputado. Para hoje, a alteração de maior destaque na equipa do Equador é o regresso de Felipe Caicedo.

Equador: Banguera; Ibarra, Guagua, Erazo, Ayoví; Valencia, Castillo, Colón, Montero; Caicedo, Benítez.


A selecção da Argentina tem dominado com alguma naturalidade esta fase de qualificação na zona sul-americana, sendo o líder do grupo, com 25 pontos em 12 jogos, 5 a mais em relação a Colômbia e Equador, que ainda assim têm menos 1 jogo realizado. Não perdem 1 jogo oficial há quase 2 anos, altura em que perderam na Venezuela já a contar para esta fase de qualificação. Depois disso, só perderam num particular contra o Brasil. Depois dos triunfos contra os brasileiros (2-1) e os suecos (3-2) em dois jogos particulares, a Argentina bateu a Venezuela (3-0) e empatou com a Bolívia (1-1) e Colômbia (0-0), este último na passada sexta-feira. Depois do desaire em território venezuelano, os argentinos não vacilaram mais a jogar longe de casa, sendo curioso verificar que desde aí marcaram e sofreram sempre golos neste apuramento.

As grandes baixas confirmadas para este jogo são as de Gonzalo Higuaín e Pablo Zabaleta, ambos a cumprir suspensão automática. A estrela da companhia, Lionel Messi, ainda não está na melhor forma física e espera-se que inicie o jogo no banco de suplentes.

Argentina: Romero; Peruzzi, Garay, Basanta, Fernández, Rojo; Bañega, Mascherano, Di María; Palacio, Agüero.


Jogo importante para começar a definir as primeiras posições nesta fase de qualificação para o Mundial 2014. A Argentina lidera e sabe que só uma hecatombe a retiraria da fase final a disputar no Brasil, enquanto o Equador também segue muito bem encaminhado para atingir esse objectivo. Os equatorianos têm tido um trajecto caseiro absolutamente irrepreensível neste apuramento e dificilmente perderão algum jogo em casa até ao fim do mesmo, a manter a qualidade exibida. No último sábado, perderam no Perú, enquanto a Argentina empatou na recepção à Colômbia. Hoje, creio que a estatística venha a ser fiel ao que tem acontecido quando os argentinos têm jogado fora nesta competição: golos de ambas as equipas. O Equador em casa tem ganho tudo o que há para ganhar, mas encontra esta noite uma Argentina bem preparada e orientada, pelo que dificilmente terminará o jogo sem sofrer, até porque querem manter a liderança do grupo e garantir o quanto antes a presença no Brasil em 2014.

Este artigo foi redigido por Hugo Cruz, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário