quarta-feira, 12 de junho de 2013

Análise do jogo três final NBA

Bombardeamento total


Desde que as finais dos playoffs tem este formato (2-3-2), o jogo três tornou-se fundamental. As estatísticas valem o que valem, mas em 92% das vezes a equipa que ganhou o jogo três foi campeã. E se por um lado os Miami queriam recuperar já o factor casa, os Spurs queriam começar bem e prolongar a sua vantagem. 

Logo no primeiro período, foi notório que seria a equipa da casa a conduzir as despesas do encontro e apesar de no segundo período existir um certo equilíbrio (parcial 26 – 24 a favor dos Spurs) o jogo estava a mudar. Os Spurs estavam a começar a obrigar os Heat a cometer turnovers e estavam a começar a lançar bombas de três pontos. E o que se viu na segunda parte foi um autêntico massacre por parte dos Spurs, era um bombardeamento de triplos de todo o lado, de todas as formas e de todos os feitios e os Heat não conseguiam sequer defender ou dificultar a vida aos atiradores do Texas. Os Spurs executavam na perfeição “screens” para abrir espaço ou rodavam a bola até encontrarem os seus atiradores que estavam a ferver. Verdade é que GaryNeal e Green fizeram 13 triplos em 19 tentados, sendo que os Spurs bateram o record de triplos numa final com 16 em 32 (50% de aproveitamento). 


Mas não pensem que foi só pelos triplos que San Antonio ganhou, San Antonio foi absolutamente dominador em vários aspectos. Mais ressaltos totais (52 contra 36 de Miami), mais ressaltos ofensivos (19 contra 9 de Miami), menos turnovers (12 contra 16 de Miami), mais pontos em contra ataque (20 contra 11 de Miami), mais pontos marcados no jogo interior (40 contra 32 dos Miami). Sendo que esta derrota dos Heat frente aos Spurs por 113-77 foi a pior derrota da do Franchisng da Florida nos playoffs. 

Relativamente a Miami há muito pouco ou quase nada a dizer, pois a defesa de San Antonio foi sufocante, que o diga Lebron James que converteu apenas sete lançamentos em 21 tentados. 

Esta foi a vitória número 100 para o trio Ginobili, Parker, e Duncan nos playoffs sendo apenas ultrapassados pela trio Magic, Kareem, e Couper na historia da liga. 

Como será que Miami irá responder no próximo jogo? Na madrugada de Quinta-feira para sexta-feira às 2 horas todos os olhos estarão no AT&T CENTER.

Este artigo foi redigido por Rúben Vanravan, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário