quarta-feira, 12 de junho de 2013

Rescaldo de Roland Garros 2013

O Alien, a Alien e o futuro lusitano


Começo por falar da alien Serena Williams, sim essa mulher extraterrestre que ganhou 16 grands slams em toda a sua carreira. Contam se cinco Austrália open, cinco Wimbledon, quatro Us open e agora dois Rolland Garros. Com uma potencia e profundidade de jogo muito superior as suas rivais, acrescentou agora um excelente jogo de pés que permite ser mais dominadora em terra batida. Finalizou com um ace a 198 Km/h num jogo em que dominou e onde penso que ela está dois degraus acima de todo o restante circuito feminino. É favorita nos torneios que se aproximam neste caso Wimbledon, e depois os dois masters na América do Norte e finalmente o Usopen.

Continuando a falar no sector feminino, tudo igual, ou seja, o jogo não evolui. Serena continua a mandar a seu belo prazer e penso que o ténis feminino precisa de uma mudança, que ao contrario do masculino anda a perder interesse a nível tenistico e a ganhar interesse devido às modelos que pegam na raquete, pois muitas delas nem parecem tenistas mas modelos. 


Falando agora do futuro lusitano, o jovem Frederico Silva já ganhou dois junior grand slam mas em pares com um parceiro britânico Kyle Edmund. Posso-vos dizer nomes de jogadores que já ganharam juniores slams em pares e depois vieram a ser grandes jogadores, como são o exemplo de Fernando Gonzalez, Tommy Robredo, Nalbandian, Roger Federer etc. Frederico Silva, terá de seguir este caminho e Nadal disse recentemente que ele possui uma esquerda muito rápida que fará estragos em relva mas tem de evoluir a nível mental. Precisa de apoio por parte do nosso pais não a nível financeiro, mas competitivo e de treino. Estou confiante que o Frederico Silva venha a tornar-se pelo menos um top 30 no seu pico de carreira, mas espero que faça mais claro no entanto só podemos esperar e continuar a ter crença neste jovem.


Não me quero esquecer do ovni que supostamente caiu em mallorca em 1986, Rafael Nadal, pois a força mental que este rapaz possui não pode ser humano, pois a maneira como ele suportou o jogo intenso e poderoso de Djokovic nas meias finais, onde esteve por baixo e foi ganhar o jogo. Afinal como consegue arranjar motivação para continuar a ganhar Rolland Garros e outros torneios em terra vezes sem conta? Mas o melhor de tudo isto, é que ele consegue evoluir sempre quando vem de situações negativas.

Quem conhece Rafael Nadal, sabe bem como ele desenvolveu o seu jogo ao longo dos anos, principalmente o jogo ofensivo, pois hoje em dia Nadal está longe de ser um pucher, alias é quase um offensive baseliner com muitas transições rápidas à rede, um serviço muito mais eficaz, com uma grande direita, uma boa esquerda, um grande slice e um bom volley, onde mesmo com um péssimo joelho continua capaz de ganhar aos melhores.

Nadal e Federer, são jogadores especiais que não vão ter nenhum clone nos próximos anos e quem sabe décadas. Djokovic é óptimo mas não é especial e Murray idem aspas. Penso que os últimos jogadores especiais foram Borg e Mcenroe, que são jogadores que tem algo diferente e Nadal é mesmo um jogador diferente, da maioria dos grandes jogadores. 


Falando no geral do torneio, penso que não houve surpresas, foi o Grand Slam mais previsível dos últimos anos, tirando a derrota de Berdych na primeira ronda e os dois trintões, Tommy Robredo e Tommy Haas a chegarem aos quartos da competição. Federer não era favorito e como disse ia passar com facilidade as primeiras rondas mas ao primeiro teste caiu. Djokovic saiu bem das dificuldades iniciais tal como Nadal. Ferrer passou bem todas as eliminatórias e só perdeu três sets mas por azar todos no mesmo jogo contra Nadal na final. Este ultimo perdeu quatro sets  na competição, um numero anormal para quem já ganhou duas vezes sem perder um único set. Ficou provado que mesmo com uma certa idade os jogadores possuem uma grande condição física e fica cada vez mais difícil os jovens entrarem no top 100.

No geral foi um torneio positivo onde assistimos a grandes jogos e a grandes remontadas. O publico Francês é dos mais vibrantes do Mundo. Espero que continue assim e see you next year Rolland Garros.

Este artigo foi redigido por David Bento, colaborador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário