terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Os milionários do Futebol

O dinheiro não é tudo mas...



Dizem que na vida o dinheiro não é tudo. Não, no futebol não é bem assim. Equipas como o Chelsea, Manchester city, Psg e mais recentemente o Zenit, passaram a ser equipas de reconhecimento Mundial, graças aos milhões investidos naqueles clubes.

Vamos começar a falar do Chelsea, que até há entrada do Milionário Russo era uma equipa de meio da tabela do campeonato Inglês e já não conquistava o titulo há 49 anos, tendo sido campeão na segundo ano de Abramovich ao comando, já com Mourinho no comando da Equipa.

O russo entrou a matar, gastando 182 milhões de euros em reforços na primeira época em Londres, e mais 147 milhões na segunda, aquela que assinalou a entrada de José Mourinho em Stamford Bridge. Com o treinador português, os "blues" ganharam dois campeonatos ingleses, em 2005 e 2006, mas na Champions, já sem Mourinho,  que fizeram foi chegar à final em 2008, perdida no desempate por pênaltis para o Manchester United e a conquista com Di Matteo na época de 2011/2012 em Munique contra a equipa Local. O maior sonho de Abramovich estava concretizado. 

Desde 2003, chegaram à equipa inglesa diversos jogadores, entre os quais os portugueses Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bosingwa, Tiago, Hilário e Deco (os três primeiros contratados ao F. C. Porto, por um total de 70 milhões de euros), que custaram 614 milhões ao russo. Se a este número juntarmos o dinheiro que foi gasto com os treinadores (Claudio Ranieri, José Mourinho, Avram Grant, Luiz Felipe Scolari, Guus Hiddink e Carlo Ancelotti, André Villas Boas), chegamos aos 700 milhões já citados. Nos últimos ano, em função da crise econômica internacional, Roman Abramovich fechou um pouco a torneira dos milhões, até porque quase nada faltava ao plantel do Chelsea


O Manchester city parecia uma equipa sem rumo e destinada e nunca ser uma equipa de topo, até que,  em 2008, após sua compra pelo Abu Dhabi United Group, do sheik Mansour bin Zayed bin Sultan Al Nahyane, e pelos altos investimentos em contratações nas últimas temporadas o Manchester city conseguiu  a conquista do campeonato na época transata e este ano parece ser a unica equipa capaz de fazer frente ao fortíssimo Manchester United.

Já passaram pelo City nomes de altíssimo nível, como Robinho, Elano, Adebayor, Bellamy e Roque Santa Cruz, Balotelli além dos atuais Carlos Tevez, Sergio Agüero, Nasri, Barry, David Silva, Javi Garcia e Dzeko, entre outros. O Manchester City investiu cerca de 473 milhões de euros nas últimas temporadas.

No entanto há algo que falta a esta equipa Milionária, pois as suas prestações na Europa e mais designadamente na Liga dos campeões, roçam o "ridículo". No ano passado ficaram em terceiro lugar do seu grupo, tendo sido relegados para a Liga Europa, onde foram afastados pelo Sporting nos oitavos de final, já este ano ainda fez pior, ficando no ultimo lugar do seu grupo. Muito pouco para a qualidade da equipa.




Para além  destas duas equipas há entras em que o dinheiro "abunda" e procuram num futuro próximo a conquista de troféus. Falando mais propriamente do Psg que ao que tudo indica será o campeão do campeonato francês e procura fazer uma campanha positiva na Liga dos Campeões. sendo Ibra a estrela da companhia. Na Russia, Zenit e Anzhi são os mais recentes milionários.

Por cá, e como já foi dito num artigo anterior, era disto que o Sporting precisava, mas será que existe alguém nesse Mundo fora que queira investir no clube de Alvalade??

Nenhum comentário:

Postar um comentário