sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Derby Minhoto

O derby do Minho



Este jogo é especial e tem uma carga emotiva muito grande, trata-se de o derby minhoto que será disputado pela quarta vez esta temporada. Nos 3 derbies anteriores registaram-se os 3 resultados possíveis  o primeiro o Braga venceu para a Liga por 0-2, houve um empate na Taça da Liga 0-0, depois na Taça de Portugal o Vitória levou a melhor por 1-0, e esse jogo ficou encravado na garganta dos jogadores, equipa técnica e direcção bracarenses muito devido há grande exibição do Guarda redes Douglas.



 Tudo foi preparado esta semana para que o estádio esteja completamente cheio, as portas vão estar abertas no AXA, e prevê-se um ambiente completamente efervescente. O Braga além da motivação e do espirito de vingança que tem, ha ainda o aliciante de encurtar a distancia para o Paços de Ferreira que se desloca ao estádio da Luz. Vem de 4 jogos sem vencer, empatou dois e perdeu os outros dois, e vem de um empate 1-1 em Vila do Conde numa partida até onde esteve melhor em termos exibicionais, tendo dominado toda a segunda parte e não venceu por mera ineficácia dos seus avançados. Apesar de toda a irregularidade que o Braga tem evidenciado, em casa apenas perdeu frente aos 3 primeiros classificados, tendo vencido ainda 6 jogos em casa e empatou apenas um frente ao Olhanense 4-4. Desses 6 triunfos caseiros, em 5 deles venceu por uma diferença de dois golos no minimo, o ultimo triunfo em casa venceu por 4-1 o outro Vitoria. Ruben Micael, Haas, Nuno A. Coelho e Douglao serão baixas.
Na época passada registou-se uma vitoria do Braga por 4-0, e nas duas anteriores o Braga venceu por 3-1 em ambas. 



O Vitória vem de uma vitoria sofrida em casa frente ao Moreirense por 1-0, tendo demonstrado um pouco do mau futebol do inicio de época. Nesse jogo apenas não perdeu pontos devido á excelente exibição do guarda-redes Douglas que evidencia-se como um dos melhores elementos do plantel.. A principal força desta equipa é o espirito de grupo, e isso parece que está a cair um pouco com a chegada dos 3 elementos que estiveram no CAN, o ambiente no balneário parece que ficou um pouco afectado porque alguns jogadores atravessavam um bom momento, e quando o técnico precisou deles, eles tiveram la e agora como já tem mais opções, abdicou de alguns, e isso não caiu muito bem no seio da equipa.

A juntar a isso parece que o dinheiro começa a faltar novamente, fala-se em salários em atraso e o mês de Dezembro ainda não foi pago. Para este jogo o treinador Rui Vitoria não vai poder contar com dois elementos importantes no meio-campo que são o caso de Barrientos e Leonel Olimpio, e no lugar desta dupla, irá jogar André que está sem ritmo porque esteve parado imenso tempo e ainda Siaka Bamba. 




Resumindo, no triunfo do Vitoria frente ao Braga na Taça de Portugal houve um factor importante que foi a motivação extra que os jogadores tiveram nesse encontro onde deram tudo o que tinham, e na partida de hoje acho que isso está invertido, porque acredito num Braga ferido no seu orgulho, com o seu treinador José Peseiro na corda-bamba e com um ambiente espectacular nas bancadas. Acredito num derby intenso dentro e fora das quatro linhas, sendo que o vencedor irá ser encontrado por pequenos pormenores


Este texto foi escrito por : Pedro Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário